Especialista dá dicas de como curtir o carnaval de forma saudável

O Mag Shopping divulga seu horário de funcionamento para este carnaval
13 de fevereiro de 2015
Personagens lúdicos favorecem tratamento odontológico infantil
23 de fevereiro de 2015

Especialista dá dicas de como curtir o carnaval de forma saudável

“Na maior festa popular do planeta, o Carnaval, os foliões ficam em média 8 horas pulando em blocos, camarotes ou na famosa “pipoca” e nem sempre se lembram de se alimentarem e se hidratarem adequadamente.”

Carnaval (1)

Com a chegada do verão, festas populares tomam conta da cidade. Por isso o cuidado com a alimentação é essencial para as pessoas que curtem esses tipos de evento. Na maior festa popular do planeta, o Carnaval, os foliões ficam em média 8 horas pulando em blocos, camarotes ou na famosa “pipoca” e nem sempre se lembram de se alimentarem e se hidratarem adequadamente.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Gabriela Dotto Lara, alimentos leves e ricos em carboidratos são os mais recomendados para quem pretende curtir os seis dias de folia sem deixar a saúde de lado. “Pães, massas, arroz e cereais, preferencialmente os integrais são os mais indicados, pois são responsáveis pela formação de energia que será gasta durante a festa”, comenta a especialista.

Uma boa alimentação pode afastar as pessoas das tão temidas viroses de carnaval. Segundo a nutricionista, o fortalecimento do sistema imunológico é de fundamental importância nesse período de festa para evitar ou amenizar o contágio. “Para passar longe das doenças que as aglomerações podem causar é essencial um consumo diário de vitamina C (laranja, acerola, limão, goiaba, mamão, melão e morango)”, explica a especialista, que destaca também os alimentos ricos em zinco (ostra, castanhas, nozes, amêndoas, carne bovina), responsáveis pelo aumento da capacidade de defesa do organismo no combate às bactérias e vírus”, orienta Gabriela.

Nesse período, outro cuidado que deve ser seguido à risca é com a hidratação. Segundo Gabriela Dotto Lara, os foliões perdem muito líquido por causa da alta temperatura e da movimentação nas avenidas. Por conta disso, a regra básica é manter o corpo hidratado consumindo no mínimo 2 litros de água por dia. A nutricionista faz também um alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas. “O álcool tem efeito diurético que pode ser agravado com o aumento da sudorese durante a folia, desidratando o corpo rapidamente. A dica é sempre intercalar um copo de bebida com um copo de água”, finaliza.

Panfleto Carnaval_visualiza+º+úo

Evite salto alto e rasteirinhas no Carnaval

Com a aproximação do Carnaval, as foliãs querem dançar, pular e sambar até altas horas. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher o calçado da festa para que o corpo e, principalmente os pés, não fiquem prejudicados com possíveis dores e inchaços.

O salto alto pode ser sinônimo de elegância e sofisticação. Mas, de acordo com o ortopedista do Hapvida, Eduardo Dória, as mulheres precisam ter cuidado com o seu uso, pois pode se transformar em um vilão. “O uso desenfreado desses calçados pode resultar em dores musculares, edema nos membros inferiores, deformidades nos pés, varizes, além das vulnerabilidades a torções”, explica.

As mulheres também precisam estar atentas quanto ao uso das rasteirinhas. Elas não conseguem absorver o impacto da caminhada e isso também sobrecarrega os tornozelos e os joelhos. Além disso, as sandálias mais baixas deixam os pés mais vulneráveis a cortes, uma vez que estão desprotegidos.

Desta forma, a dica é que as mulheres usem o bom senso na hora de escolher o calçado da folia. “Sapatos confortáveis como tênis são os mais adequados para esse tipo de festa. O importante é deixar que a saúde fique sempre em primeiro lugar”, revela Dória.

Beleza

E para realçar a beleza, a dica é investir em produtos com maior durabilidade por conta do suor e da possibilidade de chuvas nesta estação. “Para não ficar com o rosto todo borrado, abuse de produtos versáteis e de longa duração, como a sombra lápis intensa de Natura Una, que pode ser usada como lápis para os olhos ou sombra cremosa, com longa duração e à prova d’água. Seu formato facilita aplicação evitando possíveis borrões.

A máscara para cílios também deve ser à prova d’água” recomenda Marcos Costa, maquiador da Natura. Os batons formato stick da marca também são práticos e fáceis de aplicar e têm longa duração de até 12 horas, com alta fixação proporcionando o preenchimento total dos lábios e diminuindo a necessidade de retoque.

Fonte: Pauta Assessoria de Comunicação – Melissa Paulino

Cristiani Meller
Cristiani Meller, Analista Financeira e Gerente Comercial do Portal Mulher de Fato.

Os comentários estão encerrados.