Vida e Saúde

Escovar os dentes pode evitar doenças cardíacas

Atualizado em: 09/10/2012

dentes

Uma recente pesquisa feita pela University College London confirmou que é preciso escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. O hábito não é benéfico apenas para manter um sorriso bonito, mas também para evitar o risco de doenças cardíacas.

A pesquisa foi comparada com aqueles que não limpam os dentes com a mesma frequência. Esses últimos eram mais suscetíveis a problemas no coração. Além do cuidado diário com a higiene bucal, o estudo ressalta também a importância de frequentar o dentista regularmente.

Somado a isso, existe também uma forma natural de manter os dentes limpos de forma natural, através da ingestão de alimentos que ajudam na higienização dentária. Dentre os alimentos que contribuem para a limpeza bucal estão a maçã, a pêra, o mamão e a cenoura. Sua consistência dura causa atrito, o que contribui para a remoção dos resíduos de placas.

O cálcio, fosfato e fibras contidos no leite, queijo, iogurte, peixes e frutas aumentam a produção de saliva e o ph na boca. Isso provoca a diminuição da exposição dos dentes ao ácido e auxiliam a remineralização.

Estadão

Vida e Saúde