Vida e Saúde

Doze passos simples para turbinar seu metabolismo – e a queima de gorduras

Atualizado em: 07/05/2015

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Você faz exercícios físicos e mantém uma dieta saudável, mas, mesmo assim, não consegue perder peso ou ver resultado na academia? O culpado pode ser o seu metabolismo. “São as transformações que o corpo opera em alimentos e outras substâncias. É o ‘ritmo’ de cada corpo na queima calorias, processo essencial para a sobrevivência”, resume Dr. Luiz Carlos Carnevali Junior, consultor técnico da academia Bio Ritmo. Quer acelerar o metabolismo e queimar gordura? Siga essas 12 dicas do especialista.

 

 

1. Faça exercícios que solicitem estímulos motores da maior parte do seu corpo. Isso ajuda a acelerar a taxa metabólica e a energia utilizada queima mais gordura. A musculação é um exercício capaz de fazer você atingir esse objetivo.

 

2. Faça o treino chamado de intervalado: basta alternar exercícios com intensidades alta, média ou baixa. Esse tipo de série dura, no máximo, meia hora. Você sabia que o corpo segue queimando calorias por até 60 minutos após o término desse tipo de exercício?

3. Não custa repetir: beba água. Regula a digestão, faz bem para o coração e ajuda o sistema respiratório. Além disso, desintoxica o corpo e faz com que você absorva melhor os nutrientes, turbinando os resultados.

 

4. Consuma chá verde. È antioxidante, previne o envelhecimento das células e ajuda a perder peso, já que a cafeína em sua composição acelera o metabolismo. Beba ao longo do dia, evitando momentos próximos às refeições, e com moderação, pois pode ser agressivo para o estômago.

 

5. Insira laranja e outras frutas com alto teor de água e vitamina C em sua dieta. Esses alimentos ajudam a regular a produção de insulina, hormônio cuja taxa, se elevada, faz com que o corpo acumule gordura. Pode consumir como suco, sem açúcar, no café da manhã. Ou coma de sobremesa, depois do almoço.

6. Coma brócolis e outros vegetais que tenham bastante cálcio. O ácido alfa-lipólico presente nesses alimentos é outro regulador de insulina e, por isso, é outro aliado na queima de gorduras.

7. Aposte no iogurte. Ele também é rico em cálcio, mantendo os ossos saudáveis, e possui proteínas, fundamentais na construção dos músculos.

 

8. Consuma pimenta. A capsaicina presente nesse frutinho age no sistema nervoso e ajuda a diminuir o apetite, fazendo com que você tenha menos vontade de comer. O melhor é usar a pimenta para temperar seus alimentos. carnes, peixes, frangos e vegetais.

 

9. Priorize o salmão. O peixe é rico em ômega-3, que ajuda a combater doenças do sistema circulatório e acelera o metabolismo. Rico em proteínas, o salmão deve ser consumido no almoço ou no jantar.

 

10. Gengibre para desintoxicar. Essa raiz é pouquíssimo calórica e rica em várias vitaminas, como B3, B6 e C, e é antioxidante, ajudando a limpar o organismo. O especialista indica consumi-lo com chás ou temperando carnes e legumes.

 

11. Inclua amêndoas e nozes em seus lanchinhos e nas saladas. Elas contem ácidos graxos monoinsaturados, que também ajudam a aumentar a taxa metabólica do organismo. Mas, não exagere na quantidade, pois esses alimentos normalmente são bastante calóricos.

 

12. Aveia para aumentar a saciedade. Este grão é riquíssimo em fibras, regula a digestão e, potencializando a sensação de saciedade, é um aliado na perda de peso. Coma no café da manhã ou nos lanches, junto com frutas e iogurtes.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher
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