Vida e Saúde

Dicas para você manter hábitos saudáveis e, de quebra, emagrecer

Atualizado em: 30/06/2013

escada

Na correria do dia-a-dia a gente acaba se esquecendo de hábitos saudáveis, bem fáceis de praticar. Desde o momento em que acordamos até a hora de jantar dá sim para ter atitudes simples que vão melhorar a sua rotina.

Além de se sentir melhor, você vai conseguir até emagrecer. Vamos lá?

1. Você usa elevador ou escada? Comece trocar alguns andares pelas escadas se não está tão acostumado ao esforço, até conseguir subir vários andares, isso vai ficando fácil com o tempo e seu coração agradece.

2. Você já faz musculação? Comece a colocar objetos que causem instabilidade para deixar os exercícios mais eficientes. Por exemplo: use uma bola para fazer abdominais. Quanto mais instabilidade ao corpo, mais estruturas serão trabalhadas e mais músculos serão acionados!

3. Acordou e pulou da cama? Deixe seu dia mais saudável. Acorde com calma, alongue, espreguice, abrace os dois joelhos e depois levante. Procure fazer isso todos os dias, vai virar um hábito e você sentirá logo os benefícios do alongamento matinal.

4. Se você já treina, inclua o hábito do aquecimento. O corpo precisa sair do estado de repouso para o da atividade física e estar preparado para isso, assim você previne algumas lesões simples.

5. Falando em hábitos diários, você dorme bem? Dormir 8 horas faz seu corpo sintetizar hormônios necessários para o desenvolvimento da musculatura, então cuide do seu sono.

6. Você toma água durante do dia? Muitas vezes o dia passou e você não ingeriu um litro de água sequer. Saia de casa com a garrafinha cheia, assim você garante a água na ida (pode ser no carro, no metro ou no ônibus) mas saia com a garrafa cheia. O mesmo vale para a volta, assim você já ingeriu sem perceber um litro de água. O resto você distribui ao longo do dia.

7. Como anda a sua alimentação? Sem tempo de ir à nutricionista? Reveja hábitos simples: diminua as gorduras, diminua o álcool (que além do alto valor calórico, atrapalha a síntese proteica que faz o seu músculo crescer), inclua uma fruta diferente por dia e um legume ou verdura e não fique mais do que 4 horas sem comer. Isso, em longo prazo, já vai fazer uma diferença gigante para sua saúde e para a balança.

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