Vida e Saúde

Dicas para reduzir o estresse de fim de ano

Atualizado em: 26/12/2013

estresse

Com a proximidade do final do ano, a pressão no trabalho tende a aumentar: cobrança sobre as metas, relatórios finais, balanço do semestre, reestruturações e cansaço acumulado dos meses anteriores. Além disso, a correria da compra de presentes, o encontro entre amigos, tudo isso pode aumentar o estresse.
Uma boa noite de sono, alimentação saudável e gerenciar o tempo ajudam a reduzir estresse de fim de ano
O clínico e cardiologista Antonio Carlos Till, da clínica Vita Check-Up Center, explica que o estresse é um dos mais importantes fatores de pressão e desequilíbrio psicológicos que podem surgir no ambiente ocupacional. É difícil evitar o estresse no nosso dia a dia, mas é possível gerenciá-lo, o que ajuda a diminuir seu impacto nas relações do cotidiano.

Para isso, procure controlar sentimentos como ansiedade, irritabilidade e insatisfação. Para conseguir isto, é imprescindível ter, periodicamente, momentos de lazer com os amigos e curtir a família.Namore, passeie, viaje, faça atividades que proporcionem relaxamento físico e emocional.
A qualidade do sono tem impacto direto no desempenho intelectual e na capacidade de memória, ajudando também na reposição Das energias. Por isso, o sono deve ser tratado com atenção. Antes de dormir, procure ter hábitos como fazer refeições leves; elimine o consumo de álcool em excesso, sobretudo durante a semana; evite falar de temas que fomentem ansiedade e/ou preocupação ou acessar o computador para ver emails de trabalho; crie um ambiente adequado para um sono tranquilo, com baixa luminosidade, temperatura ideal e pouco ruído
Nos fins de semana ou nos momentos de folga, realize atividades que te tragam prazer, sensações inesquecíveis, que te distraiam e não te façam se lembrar da rotina de trabalho, sugere o cardiologista.
Alguns nutrientes auxiliam a busca por equilíbrio, como as frutas vermelhas, que protegem o cérebro de radicais livres; cereais integrais, que deixam o sistema nervoso mais saudável, nozes, linhaça, sementes de chia e folhas verdes, que melhoram as atividades cognitivas.
A prática regular de atividade física é fundamental para manter uma vida em equilíbrio.

Fonte:R7

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