Vida e Saúde

Dicas para prevenir e disfarçar a celulite e a calvície

Atualizado em: 14/02/2013

celulite-tramento

 É difícil encontrar uma mulher que não se importe em ter celulite, mas a verdade é que a maioria dos homens praticamente não liga para isso. Porém, o mesmo acontece com eles em relação à calvície – eles odeiam, mas elas talvez nem se importem.

Seja qual for o problema ou o sexo da pessoa, é possível evitá-lo com uma dieta saudável e também disfarçá-lo com algumas técnicas, como explicaram a dermatologista Márcia Purceli e a maquiadora Guetti Reis.

No caso das mulheres, existem alguns fatores que podem combater ou até evitar o surgimento da celulite, como a drenagem linfática, a boa alimentação, como lembrou o endocrinologista Alfredo Halpern, e a prática de exercícios físicos, principalmente para a região dos glúteos e coxas.

No entanto, para aquelas que já têm os indesejáveis furinhos na pele e se incomodam, é possível disfarçá-los com alguns procedimentos estéticos, com cremes, laser e até mesmo maquiagem.

Segundo a maquiadora Guetti Reis, os sprays tonalizantes são ótimos contra a celulite porque deixam a pele mais bronzeada e uniformizada. Porém, vale ressaltar que o efeito é apenas imediato já que o pigmento do produto sai com o banho.

Pessoas muito sensíveis e alérgicas devem evitar o uso desses cosméticos, como alertou a dermatologista Márcia Purceli. Existe também o bálsamo corporal cintilante, que rebate a luz e disfarça a celulite, e a meia-calça líquida que é à prova d´água e dura mais.

Para os homens preocupados com a calvície, também existem alguns tipos de maquiagem. Os produtos à base de queratina são importados de outros países e são ótimas alternativas para disfarçar a queda de cabelo, mas não funcionam em pessoas que já são totalmente carecas. No Brasil, custam cerca de R$ 200 e podem durar até 40 aplicações.

Porém, é importante saber que antes de se preocupar com as alternativas para amenizar a calvície, é preciso ficar atento aos sinais no cabelo. Caso o fio vá ficando fino com o tempo, vale procurar um médico para avaliar se não há uma predisposição genética para o problema.

Fora a genética, o cabelo pode cair por diversos outros problemas, inclusive a alimentação – nesse caso, a dica é mudar a dieta para ver se diminui a queda; se não, é bom procurar também um médico. No caso das mulheres, a queda de cabelo pode ser causada por um problema na tiróide e também deve ser investigada, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern.

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, é importante tratar a calvície no início antes que os folículos capilares morram – caso isso aconteça, não é possível mais reverter. Homens que ainda têm um pouco de cabelo crescendo da raiz podem recorrer ao transplante capilar. Porém, aqueles que são totalmente carecas não têm mais como reverter e só conseguem ter cabelo se optarem pelo uso de uma peruca.

Bem Estar

Vida e Saúde