Vida e Saúde

Dicas para a promessa de emagrecer em 2013 dar certo

Atualizado em: 30/12/2012

???????

Entre as promessas de Ano-Novo, emagrecer alguns quilos deve ser uma das mais famosas. Quem não quer começar o ano deixando os exageros das festas para trás e iniciando uma nova rotina? No entanto, não basta apenas fechar a boca ou comer apenas grelhados com salada – é necessário força de vontade e entender que o emagrecimento vem de uma alimentação saudável, que não precisa ser sinônimo de passar fome e abrir mão de pratos saborosos. Pensando nisso, separamos alguns hábitos que são essenciais para uma dieta de sucesso desde o primeiro dia do ano. Confira!

Estabeleça metas possíveis

"Não adianta querer perder 20kg em um mês", diz a nutricionista do Tatiana Rom, da MDX Medical Center, no Rio de Janeiro. Cada corpo tem seu tempo e devemos respeitar isso. Se você quer perder 20kg, experimente separar esse objetivo em várias pequenas metas de 5kg ou até 3kg, por exemplo. "Dê valor a cada progresso, mesmo que seja devagar", diz Tatiana. Para ajudar a alcançar seus objetivos, você pode contar com ajuda de comunidades e até de ferramentas de suporte. O sistema de metas do programa Dieta e Saúde, por exemplo, permite a você estabelecer suas próprias metas, desde perder peso até conseguir correr uma maratona. "Dessa forma, você consegue acompanhar com mais facilidade o seu desenvolvimento", afirma a nutricionista Roberta Stella, nutricionista chefe do programa.

Estabeleça uma rotina alimentar

Segundo a nutricionista Roberta Stella, chefe do programa de emagrecimento online Dieta e Saúde, planejar as refeições que farão parte do dia é um passo importante para organizar a alimentação. O ideal é fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches. "Isso manterá seu metabolismo funcionando o dia inteiro, dará mais saciedade, diminuindo a fome fora de hora, e impedirá que você exagere nas grandes refeições", diz a nutricionista. Se você tem dificuldade para organizar as refeições e escolher os ingredientes mais leves, experimente verificar a tabela nutricional dos produtos e entender se aquela é a melhor opção. Mas também vale apostar em outras metodologias. O programa de emagrecimento online Dieta e Saúde, por exemplo, disponibiliza um Contador Diário de Pontos, que é uma calculadora na qual você insere o que vai consumir durante o dia. "Por ser um sistema de pontos em vez de calorias, o programa fornece a quantidade ideal de pontos que você deve consumir no dia para atingir seu objetivo e dá uma pontuação para cada alimento e porção que você comeu, ajudando a visualizar os erros e acertos da dieta."

Organize seus horários

É importante fixar horários certos para as refeições de acordo com a sua rotina. "Dessa maneira, você para de beliscar e não consume calorias sem perceber, além de fazer seu metabolismo se acostumar com os horários, evitando que ele acumule energia", afirma a nutricionista Roberta. Essa técnica também te impede de comer em horários muito próximos das refeições – pois mesmo que você esteja com fome, já sabe que fará uma refeição logo. A especialista explica que se você sente muita fome pela manhã e à tarde, deve fazer os lanches nesse período. Se for à tarde e à noite, após o jantar, estipule o lanche da tarde e o da noite. "Se você tem dificuldades para lembrar os horários das refeições, experimente colocar um alerta no celular ou email."

Abandone as dietas com restrição excessiva

"Essa é a principal causa de desestímulo e desistência da dieta", alerta Roberta Stella. Uma restrição calórica muito grande fará com que o seu metabolismo desacelere, sendo necessária uma ingestão ainda menor de calorias para alcançar o emagrecimento. Além disso, a alimentação monótona e com pouca variedade de alimentos não traz todos os nutrientes que o corpo precisa, podendo até afetar a imunidade e deixando o corpo mais vulnerável ao aparecimento de doenças. "Para emagrecer é necessário atividade física e redução calórica na alimentação, mas isso deve ser feito de forma gradativa e com um cardápio saudável e variado", explica a nutricionista.

Evite as tentações

Não deixe por perto alimentos que representam tentações da dieta e apresentam um risco ao seu emagrecimento, como chocolates, balas, biscoitos recheados, doces e salgadinhos. "As guloseimas podem impedir que você siga fiel à alimentação desejada", explica a nutricionista Roberta. Isso também vale na hora de escolher um restaurante ou bar para o happy hour com os amigos: evite os lugares que oferecem alimentos calóricos e gordurosos no cardápio. O mesmo vale para o supermercado: para que comprar uma caixa de chocolate durante o período de emagrecimento? "Não faça a sua própria armadilha", diz Roberta.

Minha Vida

Vida e Saúde