Vida e Saúde

Dicas de segurança para o dia a dia com as crianças

Atualizado em: 08/06/2013

crian%C3%A7a1

Com o aumento da violência, nada como agir como a prevenção. Para muuitos pais, deixar o filho ir sozinho para a escola pode ser preocupante, porém, com laguns cuidados é possível manter a liberdade da criança.

Confirra algumas dicas do especialista em segurança e gerente de projetos de segurança do GRUPO GR, Niv Yossef.

Antes de sair de casa

– Principalmente no caso dos pais que levam as crianças ao colégio no período da manhã, observar se não há ninguém suspeito nas proximidades da residência, pois os criminosos aproveitam o momento de distração para praticar os assaltos.

– Evite mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades da escola, pois os assaltantes estão sempre esperando uma oportunidade. Opte por entregar o dinheiro para a criança antes de sair de casa.

– Oriente seus filhos a utilizarem com discrição os celulares, notebooks e demais equipamentos eletrônicos (MP3, MP4, câmeras digitais, etc.), pois as crianças são vítimas potenciais dos bandidos, principalmente por não oferecerem maior resistência.

– Ensine a criança para que ela aprenda o próprio endereço, telefone, nome dos pais, nome dos responsáveis, e que procure um policial caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada.

– A criança também deve ser orientada a evitar contato com pessoas estranhas, aceitar caronas, alimentos ou presentes, pois podem ser sequestradas.

– Caso a criança vá sozinha a pé para a escola, deve optar por andar em grupo no trajeto das escolas ou em longas caminhadas.

– Se possível, combine com vizinhos ou colegas de classe que façam o mesmo caminho para irem e voltarem juntos da escola.

– A criança precisa também ser orientada para se afastar de situações perigosas, tais como: acidentes, aglomerações e discussões.

– Os adultos também devem orientar seus filhos a não comentarem com outras pessoas sobre suas vidas, bens que possuem, horários, profissão dos pais, etc.

Quando utilizar ônibus ou transporte escolar

– É recomendável sentar-se sempre próximo ao motorista ou cobrador.

– O transporte escolar é um item de grande relevância e merece toda a atenção dos pais, que além de exigir a apresentação do alvará de circulação, devem avaliar as condições de conservação e segurança do veículo, pedir referências e orientar as crianças para prestarem atenção à conduta do motorista no trânsito. Além disso, é imprescindível ler com cuidado cada item do contrato e das condições de pagamento.

Ao dirigir com as crianças no carro

– Durante o trajeto para a escola, o pai ou a mãe deve estar atendo aos arredores, pois os criminosos se aproveitam da algazarra das crianças para furtar bolsas, celulares, relógios e outros pertences do motorista.

– As crianças, de acordo com a idade, devem andar no banco traseiro, nos assentos apropriados e indicados pela legislação em vigor.

A criança deve ter alguns cuidados básicos ao atravessar as ruas

– Não atravessar por trás de árvores, carros, ônibus e bancas de jornais, pois pode não ser vista por um carro que está em alta velocidade.

– Procurar ser visto ao atravessar as ruas e utilizar sempre a faixa de pedestres.

Assessoria (morgueFile free photo)

Vida e Saúde