Vida e Saúde

Dicas de como voltar à boa forma após a gravidez

Atualizado em: 19/05/2015

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Na gestação, o corpo da mulher passa por transformações e, em alguns casos, o excesso de peso e gordurinhas depois do parto principalmente no abdômen e nos pneuzinhos, acabam incomodando e são mais resistentes de serem eliminados. Separamos especialistas em dieta, exercícios físicos e tratamentos estéticos para formar um plano de choque e mandar embora esses quilinhos a mais.

Dieta

A Nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, conta que, durante a amamentação, a mulher não deve ser encorajada a perder peso. “Uma alimentação restrita pode ocasionar deficiências nutricionais que prejudicam a produção e qualidade do leite materno, mantendo uma dieta saudável e sem excessos. As folhas frescas são nutritivas e de baixas calorias que aumentam a sensação de saciedade, fornecem fibras que ajudam no funcionamento intestinal, reduzem a sensação de inchaço e a fome e podem ser consumidas antes da refeição principal. Já os cereais integrais são ricos em substâncias que diminuem a absorção de gorduras e podem ser acrescentados a iogurtes, por exemplo. As frutas podem ser incluídas na sobremesa ou lanche, porém é importante não exagerar nas oleaginosas que são mais calóricas. Neste caso, a mamãe pode apostar na melancia, melão, abacaxi e kiwi que são desintoxicantes e diuréticas. Outra opção para emagrecer são os alimentos termogênicos, que não são facilmente digeridos pelo organismo exigindo mais energia para efetuar a digestão, e podem ser incluídos na dieta com regularidade, como a pimenta vermelha, mostarda, couve, brócolis, laranja e chocolate”.

Tratamentos estéticos

Se você prefere a ajuda de tratamentos pouco invasivos para eliminar a gordura localizada, celulite e flacidez, a Dra. Alessandra Haddad, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e mestre em Oncologia Cutânea pela Universidade Federal de São Paulo, explica “Para a gordura localizada, a melhor opção é a criolipólise, método não invasivo que elimina até 25% da gordura na região tratada, em uma sessão. Na região do abdômen, a indicação é aguardar seis meses, já em outras áreas, como flancos e costas pode ser feita caso a paciente tenha retomado o peso três meses depois, sempre junto a uma avaliação médica”. Para a celulite, a médica conta: “o tratamento recomendado é a radiofrequência, combinada com estímulo muscular que pode ser feita durante a amamentação, pois melhora a circulação, tonifica a musculatura e age na gordura”.

Exercícios físicos

Segundo Igor Lopes, educador físico pós-graduado em psicomotricidade, “a mulher grávida pode praticar atividade física até o nono mês da gestação, evitando assim os quilinhos indesejados em excesso, mas é necessária atenção especial dos profissionais para adequar a intensidade, carga, volume e sobrecarga das atividades, monitorar frequência do treino, e avaliar durante e após o esforço”, explica. A mamãe pode fazer desde esteira, bicicleta, ginástica, natação, musculação até aulas de dança e hidroginástica para as mais animadas. “Para voltar à forma não há segredo: pegar pesado é a chave do sucesso, mas respeitando seus limites e mantendo uma alimentação equilibrada”, completa Igor.

Assessoria

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