Vida e Saúde

Dez substituições que dão força extra à dieta

Atualizado em: 30/04/2013

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Não são apenas medidas radicais que podem ajudar na busca por um lifestyle mais saudável e dose extra de energia no dia-a-dia. Vogue reuniu dez pequenas substituições do cardápio que podem te ajudar na perda de peso e aumentar sua disposição, tanto para dar um gás adicional nos treinos como para enfrentar a rotina diária com mais ânimo; confira todas as dicas na sequência.

#1 – Troque o leite tradicional por sua versão orgânica: os níveis mais baixos de horônios e a dose extra de Omega-3 valem a diferença de preço entre as duas versões;

#2 – Frutas vermelhas ao invés de bananas: os diferentes tipos de berries possuem menos açúcar e também são ricas em antioxidantes e nutrientes anti-inflamatórios que ajudam na ação anti-idade;

#3 – Escolha água com gás no lugar de refrigerantes diet: as versões sem açúcar possuem menos calorias, mas acabam aumentando a vontade por doces horas mais tarde; uma espremida generosa de limão na água com gás ainda beneficia o corpo com um shot extra de vitamina C;

#4 – Prefira sementes às castanhas ou nozes: muitas versões de castanhas ou amêndoas podem levar doses altas de sal; já o amendoim possui uma substância que inibe o funcionamento correto da tireóide. Mix de sementes, como as de girassol ou de abóbora, são opções de snacks de fácil digestão e ricas em minerais importantes para o corpo;

#5 – Ao invés de café, tome chá verde: o chá possui catequina, que auxilia a longo prazo na perda de peso. Quer uma alternativa? Experimente o chá oolong, também conhecido como qingcha, de origem chinesa, com efeito ainda mais potente que o chá verde;

#6 – Troque iogurte com sabor por sua versão natural: iogurtes com adoçantes ou sabores potencializados artificialmente também podem potencializar sua vontade por mais doces horas após o seu consumo; opte pela versão low fat e adicione frutas naturais como opção;

#7 – Invista no chocolate amargo (se for orgânico, melhor ainda!) ao invés de sua versão ao leite: uma barra pequena da versão amarga tem propriedades que ajudam a circulação de sangue pelo cérebro e pelo coração, além de ter bem menos açucar do que sua versão original;

#8 – Opte pelos sucos verdes ao invés das vitaminas de frutas: o mix de folhas ajuda no rejuvenescimento do corpo e na tonificação da pele; acrescente abacate, linhaça e uma porção de frutas vermelhas para renovar a receita e se beneficiar dos efeitos extra da combinação;

#9 – Substitua o adoçante por stevia: adoçantes artificiais com aspartame já foram vinculados com doenças de pele e até depressão; já a stevia, de origem vegetal, possui zero caloria, zero carboidrato e, de acordo com estudos, também ajuda a reduzir a pressão arterial;

#10 – Troque o sal branco por versões de cristais coloridos: elas possuem os mesmos minerais necessários para o organismo; o famoso sal pink do Himalaia, por exemplo, já foi analisado por seus benefícios ao sono, à concentração e por aumentar o nível de energia do corpo.

Vogue

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