Vida e Saúde

Dez dicas para aproveitar bem as batatas

Atualizado em: 07/03/2013

a women peeling a potato close up of the womens hands

A batata é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha. Elas são delicadas, saborosas e combinam com tudo. Como guarnição, ela torna o prato mais substancioso e ressalta o sabor da preparação com sua delicadeza. Mas esses famosos tubérculos podem por si só serem a atração da vez, recheadas, por exemplo.

A seguir, veja as dicas do Comer & Aprender, portal de nutrição do McDonald’s, para utilizar melhor as qualidades da batata e preparar pratos rápidos, fáceis e gostosos.

Batatas em dez toques

– Resolveu de última hora assar as batatas? Torne o processo mais rápido fervendo-as em água salgada por cerca de 10 minutos antes de colocá-las no forno bem quente.

– Batatas bem saborosas na salada têm um segredo: tempere-as ainda mornas, pois depois de frias elas absorvem menos os condimentos.

– Para um purê mais cremoso e nutritivo, cozinhe as batatas, depois de descascadas e picadas, em uma panela com leite até ficarem macias e o líquido tiver sido absorvido. Outra dica: depois de espremer as batatas, junte creme de leite ou manteiga misturada com requeijão.

– É possível, sim, guardar batatas descascadas sem que percam o gosto. Coloque-as em uma tigela, cubra com água e adicione algumas gotas de vinagre ou de suco de limão. Elas durarão de 3 a 4 dias dentro da geladeira.

– As batatas ficaram murchas. E agora? Descasque-as e coloque-as em uma tigela com leite bem gelado. Elas ficarão consistentes novamente!

– Fica fácil tirar a casca da batata-doce se você colocá-la em água fria imediatamente após o cozimento.

– Antes de fritar as batatas, guarde-as já cortadas no congelador por meia hora. Assim, elas ficarão secas e macias.

– Um jeito diferente de fritar batatas, imperdível! Corte-as em rodelas bem finas e deixe de molho por 15 minutos em uma tigela com leite bem gelado. Em seguida, enxugue e frite em óleo quente, sem sal. Supercrocantes!

– Não jogue fora a casca das batatas! Frite-as em óleo bem quente e sirva como aperitivo.

– Para as batatas grandes cozinharem por igual, fure uma por uma com um garfo antes de levá-las à panela e ao fogo. Assim, elas ficarão perfeitas e não racharão. E mais: para que não desmanchem, coloque, na água de fervura, 1 colher (sopa) de azeite de oliva.

Confira!

Você sabe direitinho onde guardar as batatas para conservá-las melhor? Então, descubra no Portal Comer & Aprender no link Batata: um mundo de possibilidades para você.

Falando em batatas…

São muitas as variedades de batatas espalhadas pelo mundo. Ricas em carboidratos, em geral elas contêm também amido.

Mas esse não é o caso da batata yacon. Esse tipo de batata não é fonte de amido, mas de inulina, é fonte de inulina, uma substância com alta capacidade de adoçar e que não aumenta a quantidade de açúcar no sangue. Por isso, este tipo de batata ficou popular entre os diabéticos. A inulina oferece ainda poucas calorias, ajuda na função intestinal, não aumenta a glicemia e ainda reduz a síntese do colesterol.

Assessoria (FOTO: © Snokid | Dreamstime Stock Photos & Stock Free Images)

Vida e Saúde