Vida e Saúde

Cura para insônia pode estar no que você come

Atualizado em: 27/05/2015

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Como é ruim a sensação quando deitamos para dormir e nada do sono vir. Esta insônia pode estar relacionada a preocupações, supressão de tranquilizantes, álcool ou até mesmo ao que você anda comendo.  

 

Os alimentos que causam insônia são os que estimulam o sistema nervoso central, deixando o indivíduo em um estado mais alerta e, por isso, dificultam o sono. Nem todo mundo sente o mesmo quando os consome, mas grande parte sim. É preciso ficar atento a bebidas como café, chá verde, chá preto, chá mate e ao uso do guaraná em pó. São substâncias que devem ser evitadas, especialmente depois das 16 horas, para quem quer garantir uma boa noite de sono.

Alimentos para dormir melhor

Alimentação saudável, exercícios físicos e uma disciplina de horário para dormir são uma arma poderosa contra a insônia. Existem alimentos que ajudam no relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono.

Entre eles, destaco o chá de cidreira, erva doce e camomila, além do alface e alimentos ricos em triptofano, que participa da formação de melatonina (hormônio responsável pelo sono), como a banana, aveia, maracujá, amêndoas, nozes, espinafre, salmão e ovo. São alimentos que devem ser consumidos diariamente por quem sofre de insônia, como sendo parte de um tratamento para dormir melhor.

Dicas contra insônia

Para melhores resultados, evite o uso de medicamentos para dormir e pensar nos problemas e preocupações na hora de se deitar. Além disso, estabeleça um horário para ir para a cama diariamente. Mas, antes, tome um banho morno relaxante e escolha sempre uma roupa mais leve e aconchegante.

Se mesmo assim o problema permanecer e tiver dificuldade em adormecer, não permaneça na cama, aumentando a ansiedade e frustração: levante-se e leia ou ouça uma música calma.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

 

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