Vida e Saúde

Crianças de 3 anos já escolhem o que querem usar

Atualizado em: 04/10/2012

crian%C3%A7a1

Uma pesquisa realizada pela Debenhams, loja de departamentos do Reino Unido, descobriu que as crianças já querem escolher o que vão vestir aos 3 anos e meio. Há uma década, esse desejo era mais freqüente por volta dos 5 anos e meio. “O resultado é indício de que a autoconfiança delas aumentou. No entanto, esse desejo dos filhos pode ser motivo de tensa na família, uma vez que os pais quase nunca aprovam a combinação escolhida pelos pequenos”, observa Adam Rose, porta-voz da rede.

A preocupação com o estilo é tão grande que é comum os pais pedirem a ajuda de personal shoppers enquanto fazem compras para os filhos, sejam crianças ou adolescentes. Para a psicóloga Patrícia Spada, da Universidade Federal de São Paulo, é importante estimular os pequenos a fazerem as próprias escolhas desde cedo. “Com equilíbrio, tudo bem. Afinal, autonomia demais também pode se transformar em tirania”, alerta.

Uma dica: se ele faz birra toda vez que vai se arrumar, ofereça três opções de roupas. Combine, então, que ele pode escolher o que vai usar, mas tem de ser pelas da sua seleção. E não se fala mais nisso!

Crescer

Vida e Saúde