Vida e Saúde

Criança diabética na Páscoa: o que fazer?

Atualizado em: 29/03/2013

?????????????????

Em geral, após a fase de adaptação, a rotina da família com uma criança diabética é bem tranquila. Algumas datas, porém, têm o poder de tirar as coisas dos eixos – é o caso do Natal, das festas juninas e, claro, da Páscoa. Afinal, como agir diante de tantos chocolates?

Uma coisa é certa: o esquema alimentar de toda a família precisa mudar, pois criar duas dietas diferentes, uma para diabéticos e outra para não diabéticos, seria um sofrimento para a criança. O melhor é fazer um único cardápio – vamos ver como adaptá-lo às delícias da Páscoa?

Diabetes e Páscoa: como conciliar?

O primeiro passo para conciliar a dieta diabética com a Páscoa é procurar os produtos adequados no mercado. Há inúmeros ovos de chocolate e colombas sem açúcar. Mas isso não significa que seu consumo está totalmente liberado. Assim como todas as outras, as crianças diabéticas devem ter controle da porção dos alimentos.

No lugar de bombons, faça frutas banhadas no chocolate meio amargo – mas, primeiro aqueça e derreta o chocolate. Em seguida, espete as frutas em palitos de churrasco, passe pelo chocolate e vá colocando em um copo alto. Use pedaços de frutas como pêssego, kiwi, manga, ameixa, maçã, laranja e morango.

Faça uma colomba pascal light aproveitando a chance de usar menos açúcar!

Modo de Fazer

·         Coloque em uma panela 250g de ameixas secas sem caroço e 2 xícaras de  leite desnatado. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até as ameixas amolecerem. Retire do fogo e ao amornar misture o 2 tabletes de fermento biológico.
·         Incorpore, aos poucos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo ao fermento. Misture até ficar homogêneo. Cubra e deixe crescer, por 30 minutos.
·         Adicione os 2 ovos, ½ xícara de açúcar, 5 colheres de sopa de azeite de oliva e 1 colher de essência de panetone. Mexa ficar homogêneo. Aos poucos, adicione uma terceira xícara de farinha de trigo e com as pontas dos dedos trabalhe a massa por 5 minutos.
·         Divida a massa em duas partes iguais e coloque-as em 2 formas de papel próprias para fazer colomba (capacidade para ½ kg). Cubra e deixe crescer por mais 30 minutos, em ambiente aquecido.
·         Em outra tigela bata as claras com 5 colheres de sopa de adoçante em pó, e 2 colheres de sopa de castanha-de-caju. Espalhe sobre as colombas de maneira uniforme. Leve as colombas ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 45 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno e por cima decore com frutas secas.

Para o almoço de Páscoa, prepare um pão light de cenoura e soja para a entrada e sirva com a salada preferida de seu filho. Depois, escolha um assado especial – que tal um frango com batata yacon? E, como é Páscoa e ninguém é de ferro, finalize com um delicioso bolo floresta negra light.

Outra opção divertida é trocar o tradicional almoço por um piquenique! Prepare uma cesta bem bonita com uma toalha colorida e pequenos arranjos com coelhos. Faça um vaso com espetos de cenoura baby – além de charmosos, eles ainda servem de entrada. Sirva com ketchup batido com maçã. Para beber, uma boa ideia é a limonada rosa. Armazene-a dentro de um recipiente térmico e não se esqueça de colocar adoçante em vez de açúcar. Como prato principal, faça uma torta de berinjela com presunto e queijo.

Aproveite o piquenique e faça a divertida brincadeira de caça aos ovos; conte também a origem desta tradição, que você aprende aqui!

Receitas

Pão light de cenoura e soja

Ingredientes

2 cenouras médias sem casca e picadas . 280 g

½ litro de bebida à base de soja (sem sabor)

2 xícaras (chá) de farinha de trigo . 240 g

3 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão . 4,5 g

1 pitada de sal . 0,5 g

1 tablete de fermento biológico . 15 g

3 colheres (sopa) de óleo de soja . 30 g

Modo de Fazer

1.     Coloque em uma panela a cenoura com a bebida de soja. Tampe parcialmente e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 minutos ou até a cenoura ficar macia. Retire do fogo. Separe as cenouras (reserve a bebida), passe por um espremedor de batata, aparando em uma tigela. Reserve.

2.     Peneire em uma tigela a farinha de trigo com o adoçante e o sal. Reserve.

3.     Disponha em uma tigela ½ xícara (chá) da bebida de soja morna e o fermento. Mexa até dissolver. Misture ½ xícara (chá) dos ingredientes secos peneirados. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume.

4.     Adicione o purê de cenoura e o óleo (reserve 2 colheres das de chá). Aos poucos incorpore o restante dos ingredientes secos e misture até a massa ficar homogênea (a massa deverá ficar um pouco mole).

5.     Com o óleo reservado unte uma assadeira para pão de forma (capacidade para 1 litro) e polvilhe farinha de trigo ou fubá. Disponha a massa e cubra. Deixe crescer em ambiente mais quente por 30 minutos.

6.     Leve a assadeira ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 25 minutos ou até que enfiando um palito no pão ele saia limpo. Retire do forno, desenforme o pão e sirva.

Bolo Floresta Negra light

Ingredientes

Massa
6 ovos . 300 g

6 colheres (sopa) de adoçante em pó próprio para uso culinário . 12 g

6 colheres (sopa) de farinha de trigo . 45 g

3 colheres (sopa) de cacau em pó . 24 g

2 colheres (chá) de fermento em pó . 4 g

1 colher (sopa) de margarina light (para untar) . 12 g

Recheio
1 xícara (chá) de leite desnatado . 240 ml

1 colher (sopa) de maisena . 7 g

2 colheres (sopa) de adoçante em pó próprio para uso culinário . 3 g

Cobertura
1 caixinha de creme de leite bate chantilly . 200 g

1 colher (chá) de essência de baunilha próprio para uso culinário . 5 ml

1 colher (sopa) de adoçante em pó próprio para uso culinário . 1,5 g

100 g de chocolate meio amargo em raspas

1 xícara (chá) de cereja em calda para decorar . 80 g

Modo de Fazer

1. Massa: bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, adicione as gemas, uma a uma. Junte, aos poucos e mexendo com delicadeza, a farinha de trigo peneirada com o cacau e o fermento em pó.
2. Unte com a margarina uma assadeira (25 cm de diâmetro) e enfarinhe. Despeje a massa e leve ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 20 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno. Se preferir, use 10 assadeiras individuais (capacidade para 200 ml).

3. Desenforme o bolo ainda morno e deixe esfriar sobre uma grade.

4. Recheio: coloque em uma panela o leite, a maisena dissolvida com um pouco do leite e o adoçante. Cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar. Retire do fogo.
5. Parta o bolo ao meio e distribua o recheio. Cubra com a outra parte do bolo e reserve.

6. Cobertura: coloque o creme de leite na tigela de uma batedeira. Bata até obter o chantilly. Junte a baunilha e o adoçante. Bata mais 30 segundos e cubra o bolo (já frio). Por cima as raspas de chocolate e as cerejas. Sirva gelado.

Limonada Rosa

Ingredientes

2 limões-sicilianos médios picados . 310 g

1 litro de limonada, bem gelada

250 ml de suco de cranberry, bem gelado

Para decorar: hortelã

Modo de Fazer

1.     Disponha os pedaços de limão em uma assadeira pequena, cubra e reserve no congelador. Despeje 300 ml da limonada em uma forma para gelo, cubra com filme plástico e leve ao congelador por 2 horas.
2.     Distribua os pedaços congelados de limão em 4 copos altos e inclua os cubos de limonada congelada. Junte a limonada restante com o suco de cranberry. Decore com hortelã.

Torta de berinjela com presunto e queijo

Ingredientes

Massa
4 xícaras (chá) de farinha de trigo . 480 g

1 colher (sopa) de fermento em pó . 10 g

1 xícara (chá) de azeite de oliva . 200 g

2 ovos . 100 g

½ xícara (chá) de leite integral . 120 ml

Recheio
3 berinjelas médias . 1200 g

4 cebolas médias picadas . 625 g

6 tomates médios sem pele e sem sementes picados . 600 g

1 xícara (chá) de azeitona preta em fatias . 130 g

1 xícara (chá) de queijo de minas curado ralado . 110 g

2 xícaras (chá) de queijo mozarela em tiras finas . 250 g

2 xícaras (chá) de presunto em tiras finas . 250 g

1 gema . 15 g

sal a gosto

Modo de Fazer

1.     Massa: peneire em uma superfície lisa a farinha de trigo com 1 pitada de sal e o fermento. Faça uma cavidade no centro, adicione o azeite de oliva (reservando 4 colheres das de sopa) e os ovos. Misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Aos poucos, vá juntando o leite e misturando, por 3 minutos ou até ficar homogêneo. Sove a massa por 10 minutos até ficar lisa, embrulhe-a com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.

2.     Recheio: lave as berinjelas, corte-as em cubos. Coloque-as em uma tigela, cubra com água e adicione 1 colher (sopa) de sal. Deixe de molho por 30 minutos. Escorra a água da berinjela, enxugue-as com toalha de papel.

3.     Coloque em uma panela a berinjela e 3 colheres (sopa) de azeite de oliva. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 15 minutos. Acrescente a cebola, o tomate, a azeitona e o sal. Abaixe o fogo e refogue, mexendo com cuidado, por 20 minutos. Retire do fogo e reserve.

4.     Com o azeite de oliva restante unte uma assadeira de aro removível (30 cm de diâmetro). Abra a massa em uma superfície lisa, abra 3/4 dela e forre o fundo e as laterais da assadeira. Distribua o refogado e salpique o queijo ralado. Em seguida coloque a mozarela e o presunto. Abra a massa restante e cubra o recheio. Pincele a superfície com a gema batida com 1 colher (sopa) de água fria. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) por 40 minutos ou até dourar. Retire do forno.

Assessoria (© Tatiana53 | Dreamstime Stock Photos & Stock Free Images)

Vida e Saúde