Vida e Saúde

Conheça os sintomas de que seu pet está com alergia

Atualizado em: 10/07/2012

Com a chegada do inverno, as alergias aumentam. Rinite alérgica, bronquite e coriza começam a fazer parte do dia a dia das pessoas e tudo se complica quando você tem aquele lindo cãozinho em casa. Muitas vezes, ele também é atingido por esse mal. Mas em vez dos sintomas humanos, ele começa a se coçar sem parar. É preciso ter cuidado, porque isso pode desenvolver outras doenças de pele no seu bichinho.

Geralmente, os primeiros sinais de alergia no seu cão surgem a partir de um ano de idade, não importando a raça dele. No entanto, em algumas delas, as alergias surgem devido a fatores genéticos, como é o caso do Cocker Spaniel, Rottweiler, Akita, Retriever do Labrador, Golden Retriever e Poodle. Os sintomas mais frequentes são aqueles que fazem seu cãozinho ficar lambendo e mordiscando as patinhas, além de coçar o corpo em móveis e paredes da casa.

Não se desespere se algum membro de sua família tiver os sintomas da rinite e bronquite ressaltados. Jamais culpe o seu cãozinho e nem pense em tosá-lo, achando que os seus pelos estão prejudicando a família. Segundo o veterinário, Dr. Alessandro Ramos Bragança, o pelo baixo continuará dando essa reação. “Procure manter seu cão o mais limpo possível e faça banho uma vez por semana. Isso ajuda a convivência dos pets com as pessoas alérgicas nesta época do ano”, conclui.

Fonte: Revista Uma

Vida e Saúde