Vida e Saúde

Comer maçã todos os dias melhora saúde do coração

Atualizado em: 01/02/2013

ma%C3%A7%C3%A3

 Com certeza você já escutou a velha máxima de que comer uma maçã por dia mantém o médico distante. Pois saiba que cientificamente os efeitos benéficos da fruta estão comprovados. Consumida diariamente, ela melhora a saúde do coração de adultos de meia idade. E em apenas um mês.

Tal feito foi comprovado em um estudo realizado com um grupo de pessoas que comeram a fruta diariamente. Ao final da experiência, que durou quatro semanas, os participantes apresentaram uma redução de 40% do colesterol ruim no sangue.

O estudo foi patrocinado por um grupo da indústria de maçã e publicado site do "Journal of Functional Foods". Participaram da pesquisa adultos saudáveis, não-fumantes e com idade entre 40 e 60 anos, que não consumiam maçãs ou não tomavam suplementos contendo polifenóis ou outros à base de plantas.

Ao todo, 16 participantes comeram as maçãs durante quatro semanas; 17 tomaram cápsulas contendo 194mg de polifenóis diariamente durante um mês; e, 18 tomaram um placebo que não contém polifenóis. Os pesquisadores não encontraram nenhum efeito nas pessoas que consumiram placebos.

A pesquisa comprovou que comer maçãs também apresenta alguns efeitos sobre antioxidantes na saliva, o que beneficia a saúde dental.

Estadão

Vida e Saúde