Vida e Saúde

Circuito: Perda de peso, resistência respiratória e condicionamento físico

Atualizado em: 03/06/2013

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Quando o assunto é atividades para perder peso, existem inúmeras opções. Para quem gosta de aeróbica e de musculação, uma sugestão é juntar tudo isso em uma única atividade: o circuito. O treinamento em circuito é um método de treinamento que foi originalmente proposto para o desenvolvimento da resistência em atletas, mas que se adaptou muito bem para os não-atletas.

Entre os benefícios da atividade estão a melhoria da resistência cardiorrespiratória, condicionamento físico e a redução do peso, pois o gasto calórico é alto. São exercícios de musculação e aeróbicos alternados, feitos em sequência, e como o corpo não descansa totalmente, o gasto energético díspara, persistindo ainda por algum tempo depois do treino. Esse tipo de programa esgota mais rapidamente os estoques de glicose e obriga o organismo a queimar gordura.

Outra vantagem do circuito é que todos esses benefícios podem ser sentidos com apenas 30 minutos de atividade. Em uma academia exclusiva para mulheres, a Curves, o programa é feito em meia hora com o auxílio de equipamentos hidráulicos, que não produzem impacto, evitando assim riscos de lesões e dores musculares. De acordo com a proprietária da franquia de João Pessoa, localizada na Paraíba, Letícia Momotuk, os 30 minutos de exercícios feitos na academia, com acompanhamento de um profissional de educação física, equivale a 1h30 de exercícios feitos em uma academia tradicional.

Para a aposentada Glória Cabral (foto), a ideia de frequentar uma academia era desconfortante, mas a necessidade de fazer uma atividade física para melhorar a saúde falou mais alto. Com a opção de ocupar apenas alguns minutos, em um lugar que só recebe mulheres, ela resolveu experimentar a Curves, e para a sua surpresa gostou tanto que é uma das alunas mais frequentes. “Descobri no circuito uma modalidade dinâmica e descontraída. Consigo, por exemplo, trabalhar diferentes grupos musculares em uma só máquina. Isso me economiza tempo e acaba com a preguiça de ir malhar", destacou.

Durante a atividade são combinados treinamento de força (musculação), trabalho aeróbico assistido, aquecimento, resfriamento e alongamento, porém é importante juntar com a prática de exercício um trabalho de reeducação alimentar. Em uma única aula o gasto calórico é de aproximadamente 500 calorias.

Portal Mulher de Fato, Dani Rabelo

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