Vida e Saúde

Chocolate – conheça os benefícios do produto para a saúde

Atualizado em: 26/03/2015

chocolate1

Além do sabor delicioso, contém importantes substâncias que auxiliam na prevenção de doenças e proporcionam bem estar

Com fãs ao redor do mundo, ele pode ser encontrado em vários sabores e tem uma data especial para ser lembrado. No dia 26 de março, celebra-se o Dia Internacional do Chocolate, iguaria gastronômica que surgiu há mais de 3 mil anos e cada vez mais conquista apreciadores. Além do sabor inconfundível, o chocolate, derivado principalmente do cacau, fruta inicialmente originária da América Central, possui substâncias fitoquímicas e vitaminas capazes de prevenir doenças. Com a proximidade da Páscoa, para se deliciar sem culpa, vale a pena conhecer alguns dos seus benefícios à saúde.

chocolate
Rico em antioxidantes, magnésio, cobre, manganês, zinco, anandamidas, serotonina, theobromina, feniletilamina e gordura, o consumo moderado do chocolate estimula o sistema nervoso central e é também um agente importante na estimulação da liberação de endorfina, neuro-hormônio responsável pelas sensações de bem-estar e prazer. “Pelo grande poder antioxidante, o chocolate previne o envelhecimento precoce das células, reduz o risco de doenças cardiovasculares, motiva a ação antidepressiva e estimula a ação anti bactericida”, elenca a nutricionista Michelle Chahara. Para escolher o mais saudável, segundo ela, opte pelos meio amargos, com concentração de cacau acima de 70%.

Para os chocólatras de plantão, a nutricionista indica: “Coloque o chocolate 85% cacau em um dos lanches intermediários junto com uma fonte de proteína, como um iogurte natural, ou oleaginosas. Uma combinação dos deuses é o creme de abacate com o chocolate derretido. Todas essas opções, além de terem um poder antioxidante grande, elementos funcionais, saciam a fome pelo alto teor de gordura boa”, orienta Michelle. Além disso, o alimento protege o cérebro e pode contribuir para a diminuição do colesterol ruim e da pressão arterial.

Para todos os gostos – O mercado de chocolates sofisticados cresce em média 20% ao ano e já representa 6% do total de chocolates produzidos no País. O Brasil é o quarto consumidor mundial, com média de 3,5 quilos por pessoa ao ano.
Em tempo de proximidade com a Páscoa, o consumo ganha destaque e entra nas listas de desejos de crianças e adultos. Para Marcela Fujiy, proprietária da Kopenhagen de João Pessoa e de Campina Grande, a época mais doce do ano faz com que as empresas do setor busquem inovação para apresentarem seus produtos.

Ovos com brindes, para comer de colher, associados a outros ingredientes, por exemplo, fazem sucesso entre os clientes. “A Kopenhagen apresenta itens únicos e reedições inesquecíveis. São 17 repaginações e 17 lançamentos para este ano. Mais doque opções de sobremesa, os produtos são ideais para presentear amigos e familiares”, contou Marcela. Um dos destaques da marca é a linha Dessert, inspirada nas sobremesas internacionais. Ovo Dessert Merengue de Limão e Ovo Dessert Cheesecake de Frutas Vermelhas são as novidades para este ano. Para agradar também as crianças, uma linha especial traz os sucessos licenciados Disney, versões inspiradas nos importantes ícones Mickey e Minnie.

Com boas expectativas de crescimento para comércio de chocolates neste período, a melhor estratégia para o consumidor é se programar para as compras antecipadas e garantir o melhor presente. “Cada Páscoa é única e tem o poder de criar momentos inesquecíveis com pessoas queridas para nós. Por isso, os detalhes são essenciais”, comentou Marcela.

Fonte: Assessoria Kopenhagen Paraíba

Vida e Saúde