Vida e Saúde

Casais mostram receitas para fugir da rotina

Atualizado em: 17/07/2012

Alguns anos de casamento, namoro ou relacionamento podem resultar na tão falada e indesejada “rotina”. As sugestões de ousar, diversificar, sair do tradicional, podem ser algumas alternativas para salvar a relação que anda desgastada, e a pergunta é: O que fazer, e quando fazer?

Alguns casais afirmam que uma simples mudança de hábitos, gestos de carinho, observar e tentar compreender mais o outro, podem gerar um melhor convívio do par. Já outros, acreditam que as atividades diárias podem impossibilitar estas mudanças e preferem “quebrar” os afazeres do cotidiano, buscando alternativas que “apimentam a relação”.

As viagens são as opções mais procuradas pelos casais que desejam superar a rotina. Para Romero e Melissa de Albuquerque, casados há 15 anos, fazer uma longa viagem anual é o segredo para renovar o amor e a cumplicidade entre o casal. “Durante a viagem a dois, escolhemos juntos os lugares que desejamos ir, restaurantes que queremos conhecer de acordo com nossos gostos, o que queremos comprar, enfim, fazemos toda programação juntos, algo que deixamos um pouco de lado na correria do dia a dia”, disse Melissa. O marido complementa que é o momento ideal para reafirmar o prazer de estar junto.

A relações públicas, Anita Luna e o desenvolvedor de software, Rafaell Pinheiro preferem “esquentar” a relação de forma mais ousada. Apesar de casados há alguns meses, eles namoraram dez anos antes de oficializar a união, e afirmam que desde o primeiro dia de casados, evitam a rotina. Já na lua-de-mel, escolheram passar a noite em um quarto decorado especialmente para o momento (Special Day Romantic), localizado em um motel* de João Pessoa. A suíte foi preparada com jogo de lençóis especiais, balões, espumante, bolo em formato de coração, pétalas de rosas, castiçais com velas, tábua de frios e música personalizada. “A beleza da decoração do quarto, a música que envolvia e completava o momento e o conforto da estadia, nos fizeram esquecer qualquer possível rotina de relação, parecia que estávamos em um lugar mágico”, desabafou Anita.

Rafaell confessou que durante o namoro não procurava opções para fugir da rotina, mas, a estadia no motel passou a ser uma opção do casal quando não quiser ir longe para encontrar um lugar aconchegante.

Segundo o administrador do empreendimento, Jeorge Segundo, o estabelecimento disponibiliza pacotes de suítes temáticas para casais que procuram fugir do comum. “Além da Romantic Day, temos a Happy Day, Erotic Day e Oriental Day, todas ambientadas com decoração e gastronomia especializada de acordo com o tema”, revelou.

Já o casal José Alexandre e Gilda Maria acredita que atividades e passeios podem melhorar o desgaste natural do relacionamento. Ele com 84 anos e ela com 74, estão no segundo casamento, e juntos há quase de dois anos. A noiva entrou de véu e grinalda na igreja no Dia dos namorados de 2010. Segundo ela, “não existe tempo para o amor”, disse quando perguntada sobre o segredo de casar após 36 anos viúva. Mesmo com a relação recente, eles afirmam que viver cada minuto juntos é essencial. “Nós procuramos sempre fazer passeios durante o fim de semana e curtas viagens todos os meses”, revelou José Alexandre.

Como forma de diversificar os ambientes que freqüentam, o casal realiza atividades de saúde e bem estar juntos todos os dias da semana. “Fazemos aulas de dançaterapia, yoga, hidroginástica e freqüentamos academia semanalmente. Acreditamos que nosso dia movimentado evita discussões e ajuda a melhorar o nosso convívio”, falou Gilda.

De acordo com Elinaldo Leão, psicólogo cognitivo comportamental, não há receita exata para o casal fugir da rotina; inovação e descoberta são palavras chaves que ajudam a movimentar a vida a dois. Elinaldo sugere algumas dicas para que o casal mantenha uma boa relação:

1-Respeitar a individualidade do outro;
2-Ter vida social ativa;
3-Ter tempo para se dedicar ao companheiro;
4-Reviver o período do namoro sempre que possível;
5-Descobrir novas atividades juntos;

*As suítes Romantic Day, temos a Happy Day, Erotic Day e Oriental Day são oferecidas pelo Union Motel

Fonte: da Redação (com assessoria)

Vida e Saúde