Vida e Saúde

Carne suína tem alto teor nutritivo e proteico

Atualizado em: 13/10/2017

Festival Suíno 2017 - Lombo Suíno

O brasileiro costuma comer porco apenas em ocasiões mais especiais, não estando tão presente no cotidiano. Mas a carne traz benefícios para a saúde, conheça quais são eles:

Carne suína tem alto teor nutritivo e proteico

Ao contrário do que muitos imaginam, a carne suína é uma das mais benéficas para a alimentação. Principal ingrediente de pratos tipicamente brasileiros, como a feijoada, o lombo, a costela e o pernil assados, ela possui alto teor biológico, proteico e é uma das carnes mais magra, com menos gordura e com inúmeros nutrientes, como explica a nutricionista Iraci Sabino, do Hapvida Saúde.
“A carne suína tem vários nutrientes como zinco, selênio, fósforo, ferro, tiamina, vitamina B12 e complexo B, ou seja, é boa para o cérebro, e também para o desempenho físico. O processo de digestão é semelhante ao de outras carnes, já que todas possuem proteínas e gorduras. Porém, o valor biológico é dez vezes maior que a carne bovina e do frango”, afirma a especialista.
A composição da carne de porco tem um maior índice de gordura insaturada (boa), do que saturada (ruim). Por ser uma fonte rica de boa proteína, ela é ideal para quem deseja ganhar massa muscular. A escolha dos cortes também é importante: lombo, paleta e pernil sem a gordura externa tem um baixo teor de gordura e podem ser incluídos no cardápio sem receios.

Festival Suíno 2017 - Filé Suíno
Para estimular ainda mais o consumo, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com as redes varejistas realiza a Semana Nacional da Carne Suína. A 5ª edição do evento acontece até 12 de outubro e as redes Extra e Pão de Açúcar, juntos, esperam um acréscimo de 15% nas vendas de carne suína nas suas lojas da Paraíba.
“Queremos oferecer ainda mais vantagens para os nossos clientes por meio de informação sobre os benefícios da carne e ofertas que incentivem a compra. O investimento que realizamos tanto na parte de treinamentos, conteúdo e parceria com a ABCS se dá pela necessidade do varejo de apresentar um ótimo sortimento de suíno nas gôndolas para atender a demanda crescente do consumidor”, explica David Buarque, gerente comercial do Grupo GPA, controlador das marcas Extra e Pão de Açúcar.
No período, o Pão de Açúcar traz uma revista especial com receitas e dicas para os clientes aproveitarem os benefícios da carne em sua totalidade. Já nas lojas do Extra, há ofertas e descontos diferenciados para clientes do programa de fidelidade da empresa.

Fonte: Pauta Assessoria

 

Vida e Saúde