Vida e Saúde

Campanha nacional de prevenção à aids no carnaval

Atualizado em: 02/02/2013

aids

O governo federal lançou hoje (31) campanha nacional de prevenção à aids durante o carnaval deste ano. Com o tema A Vida É Melhor sem Aids. Proteja-se. Use Sempre a Camisinha, o foco da campanha é enfatizar a importância do uso do preservativo na hora da relação sexual. No evento, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou que pesquisas recentes apontam queda do uso da camisinha em todas as faixas etárias.

“Houve uma queda considerável de 58% para 49% nas relações com parceiros casuais, ou seja, as pessoas se conhecem e têm relações sem o devido uso do preservativo", disse Barbosa, que representou o ministro Alexandre Padilha. A pasta informou que 68,6 milhões de preservativos serão distribuídos em todo o país.

O secretário destacou ainda o aumento de casos da doença entre jovens homossexuais. "Na população em geral de adultos brasileiros, a prevalência do HIV é 0,4%; entre os jovens homossexuais, esse percentual chega a 10% e, às vezes, até a 12%, ou seja, é vinte vezes maior do que na população em geral. Este número se refere a jovens homossexuais, profissionais do sexo e travestis”.

Pela primeira vez, a campanha foi lançada em uma comunidade de baixa renda, no Morro dos Prazeres, na região central do Rio. Durante a cerimônia, foram reapresentados projetos de 18 agentes que participam de campanhas preventivas nas favelas cariocas, além da premiação de vídeos educativos produzidos por pessoas de diversas partes do Brasil, com foco no combate à doença. As ações fazem parte do Projeto Aids e Comunidades, resultado de uma parceria da organização não governamental Centro de Promoção da Saúde com o Ministério da Saúde.

Agência Brasil

Vida e Saúde