Vida e Saúde

Bombinha aumenta produção de leite materno?

Atualizado em: 07/06/2015

bombinha-produz-leite-1

Muitas mães durante o processo da amamentação se deparam com dúvidas e nem sempre conseguem o apoio necessário. Produzir a quantidade de leite materno necessária para amamentar o filhote é uma das maiores preocupações deste momento. Quem usa bombinhas para tirar leite já deve ter ouvido dizer que o aparelho pode estimular e aumentar a produção. Mas será que é verdade?

Bombinha de tirar leite faz produzir mais leite?

As glândulas responsáveis por produzir o leite materno funcionam como fábricas: quanto mais demanda tem, mais elas fabricam. Ou seja, quanto mais leite a mãe retira, mais o peito vai produzir. Quem da o exemplo é a pediatra amamentóloga Luciana Herrero.

Segundo a médica, nenhuma bomba no mundo é melhor do que a sucção que o bebê faz na mãe. Afinal, este é o mecanismo natural e perfeito. No entanto, as bombas elétricas ou manuais e até a ordenha manual são capazes de estimular a produção de leite.

“Se uma mulher acha que está produzindo pouco leite ou então quer aumentar a quantidade para estocar ou doar, ela pode estimular as mamas com as bombinhas sim. O ideal é a elétrica, mas isso não é uma regra”, explica a especialista.

Para estimular a produção enquanto o bebê dorme ou desempenha outras atividades, a mãe deve recorrer à ordenha manual ou com bomba. A única recomendação para isso é em relação ao estado do peito. “O seio não pode estar empedrado no momento que a mãe vai usar a bombinha porque isso pode rachar a mama. O ideal é que ela faça a ordenha manual antes”, orienta Luciana.

Fonte: Bolsa de Mulher

Vida e Saúde