Vida e Saúde

Benefícios da batata-doce

Atualizado em: 03/05/2015

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A batata-doce é perfeita para quem quer energia para malhar e ganhar músculos. 

 

Os benefícios da batata-doce

Ela continua sendo a queridinha de quem quer manter o peso em dia e ter pique de sobra para malhar. Seu consumo é recomendado principalmente no pré-treino. “Fonte de amido resistente – um tipo de carboidrato de médio índice glicêmico –, a batata-doce libera energia aos poucos no organismo, garantindo combustível do começo ao fim do exercício”, explica o nutriendocrinologista Romualdo Lima, do Rio de Janeiro.

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A liberação lenta de açúcar no sangue também ajuda a manter os níveis de glicogênio, o combustível dos músculos. “Isso impede que, durante o treino, especialmente o de força, ocorra a perda de massa muscular”, complementa Claudia Talan Marin, nutricionista especializada em nutrigenômica, metabolismo e atividade física, de São Paulo.

Emagrecedor

O poder da batata-doce ao ajudar no emagrecimento é comprovado pela ciência. De novo, graças ao índice glicêmico médio. Segundo uma pesquisa da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, o fato de ela fornecer energia de modo equilibrado evita picos de insulina, que, em excesso no sangue, estimula o organismo a estocar gordura.

Batata-doce x doenças

Não é só isso: o risco de diabetes diminui e o amido resistente derruba os níveis de LDL, o colesterol ruim, e o triglicérides, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Quando chega ao intestino grosso, esse carboidrato é fermentado pelas bactérias do bem e, com isso, auxilia na prevenção de prisão de ventre, hemorroidas e doenças inflamatórias intestinais.

Tem mais!

Romualdo Lima destaca outros benefícios da batata-doce: “Ela carrega vitaminas A (essencial para a saúde da pele e dos olhos) e do complexo B (atua no sistema nervoso)”. Também oferece magnésio (ativador de várias enzimas), fósforo (aumenta a disposição), cálcio (preserva os ossos) e potássio (controla a pressão arterial).

A espécie com polpa cor laranja ainda tem betacaroteno, e a variedade roxa, antocianina e vitaminas C e E. “Essas substâncias antioxidantes ajudam a combater os radicais livres produzidos em excesso durante o exercício e, com isso, protegem contra o envelhecimento precoce das células e da pele”, finaliza Claudia Talan Marin. Alguma dúvida de que a batata-doce é uma grande aliada de quem malha?

Fonte: Da Redação com MdeMulher

 

 

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