Vida e Saúde

Bebe sente saudades do útero? 2 indícios dizem que sim

Atualizado em: 09/11/2017

bebe

Quando o seu bebê está chorando, sabia que não necessariamente seja fome ou ele tenha feito caquinha… E sim que pode ser saudades, não acredita? Leia a matéria e entenda.

 

 

 

Parte significativa da vida de uma bebê se passou dentro do útero, em um ambiente quente, escuro, próximo ao coração da mãe. O contato com a vida externa representa uma ruptura com aquilo que é familiar ao bebê, nessa transição o novo chega e é natural que cause medo e insegurança no pequeno, sentimentos que muitas vezes expressam nada menos do que a saudade de um cantinho que foi dele.

Choro de saudade

O choro é um dos indícios de que o bebê sente falta do seu antigo abrigo. Chorar é uma forma de expressão e pode significar muitas coisas, entre elas a estranheza diante do desconhecido e a saudade daquilo que é familiar. São aqueles momentos em que nada está fora do normal, mas ainda assim o choro não passa até que o bebê se acomode nos braços da mãe e se acalme naturalmente.

bebe1
MARLON LOPEZ MMG1 DESIGN/SHUTTERSTOCK

A amamentação como alimento emocional
A amamentação além de uma necessidade fisiológica, também é um alimento emocional. Por isso nem sempre a bebê mama por sentir fome, mas também para não se sentir sozinho, quando está com medo, se sentindo inseguro ou quando está com saudade da sua antiga casa.

De acordo com pediatra Dra. Luciana Herrera, especialista em amamentação e educadora no grupo Aninhare, de Ribeirão Preto, a mamada é o momento em que o bebê está embrulhado no corpo da mãe, quentinho, ouvindo o barulho dos seus batimentos e sentindo a pele dela, sensações que remetem à segurança do útero.

Vida e Saúde