Vida e Saúde

Aneurisma cerebral: a doença que acometeu a ex- primeira dama

Atualizado em: 20/02/2017

neurons-1773922_960_720

Um aneurisma cerebral ocorre quando um segmento de um vaso sanguíneo encontra-se em tamanho aumentado dentro do cérebro. O calibre de um aneurisma cerebral pode ser pequeno, com poucos milímetros, ou grande, atingindo vários centímetros.

O aneurisma cerebral é considerado muito perigoso, pois, ao romper-se dentro da cabeça (estrutura de limites bem definidos e não expansível devido a calota craniana) produz lesão e um aumento da pressão intracraniana, podendo causar a morte.

Eles ocorrem mais comumente em adultos do que em crianças (casos muito raros), mas podem ocorrer em pessoas de qualquer idade, tendo um pico de maior incidência entre os 40 e 50 anos. Além disso, são mais comuns em mulheres do que em homens.

Tratamento

O melhor tipo de tratamento para o aneurisma cerebral deve ser decidido pelo médico, conforme as condições de cada paciente. Existem duas opções: procedimento cirúrgico e tratamento endovascular, mas nenhum é superior ao outro.

É importante lembrar que nem todos os pacientes com aneurisma precisam ser operados. Por isso, procure sempre um cirurgião vascular ou neurocirurgião com experiência no assunto.

 

Fonte: O cirurgião vascular

Vida e Saúde