Vida e Saúde

Alimentos que diminuem ou impedem a ressaca

Atualizado em: 31/12/2012

ovo

Final de ano é uma época de festas, muita comida e, claro, muita bebida. Mas às vezes a dose é exagerada e o dia seguinte é marcado por dores de cabeça, enjoo e boca seca, mais conhecida como ressaca. O site  Buzzfeed reuniu alguns estudos e listou 7 alimentos que ajudam a prevenir ou a curar esses efeitos indesejados. Veja:

Aspargo

Segundo estudos, o aspargo contém substâncias que revertem o efeito do álcool nas células humanas. No entanto, as folhas do aspargo são mais eficientes do que o talo, que é o que geralmente se come.

Cafeína

Pesquisas com ratos de laboratório mostraram que uma substância chamada adenosina é a responsável pela dor de cabeça da ressaca. O melhor antídoto para ela? Cafeína. Além disso, a cafeína também ajuda a acordar após a bebedeira.

Cacto

Um estudo mais antigo, de 2004, diz que o cacto pode prevenir contra enjoos e boca seca, resultados da ressaca. No entanto, é preciso consumir a planta antes de beber.

Sanduíche de bacon

Pode parecer brincadeira, mas o bacon contém aminoácidos que ajudam a curar os efeitos do álcool no cérebro.

Suco de laranja

A vitamica C acelera o matabolismo do álcool, portanto um copo de suco de laranja (ou uma cápsula de vitamina C pura) pode ajudá-lo a se sentir melhor. No mínimo, pode fazer bem ao seu corpo e diminuir a culpa.

Ovos

Estudos mostram que a cisteína, substância do ovo, combate o aldeído, composto químico que surge no organismo após beber.

Homus

Em um estudo, as pessoas que beberam e ingeriram piritinol, uma forma de vitamina B6, durante uma festa tiveram menos ressaca do que os outros que não consumiram a substância. Grão-de-bico é uma fonte rica em piritinol, portanto abuse do homus.

Terra

Vida e Saúde