Vida e Saúde

Açúcar presente no leite materno melhora a imunidade do recém-nascido, diz pesquisa

Atualizado em: 01/09/2017

aleitamento-materno-bebe-082016-1400x800

O aleitamento materno é muito importante para a saúde e o desenvolvimento da criança. Nova pesquisa revela que até o açúcar do leite materno é positivo para o bebê. Confira na íntegra:

Açúcar presente no leite materno melhora a imunidade do recém-nascido, diz pesquisa

Assim que os bebês nascem, o alimento mais rico e importante para a saúde é o leite materno. Todos os nutrientes necessários para um recém-nascido estão no leite, o que faz com que nos primeiros 6 meses de vida não seja necessário a ingestão de água, por exemplo. Mas o que faz esse sustento ser tão rico?

“O aleitamento exclusivo proporciona um desenvolvimento da flora bacteriana intestinal ideal, um pH homogêneo, proporciona absorção completa de seus nutriente que contribuirão para proteção e bom desenvolvimento”, explica Clery Gallacci, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.

O leite materno auxilia no funcionamento total do corpo de uma criança.”Ele possui equilíbrio perfeito de gorduras e proteínas que colaboram para o bom desenvolvimento estrutural, evitando, por exemplo, a obesidade infantil. Além de que ajuda no desenvolvimento neuro-psico-motor, com aumento de quociente de inteligência até 2,6 vezes maior no bebês aleitados”, conta a especialista.

Mas há novidade aí: uma pesquisa feita Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos concluiu que até os açúcares presentes no leite estão ajudando na imunidade dos recém-nascidos.

amamentacao-1400x800-0417

GOODLUZ/SHUTTERSTOCK

Efeito antibacteriano do leite

De acordo com o estudo da Universidade, que foi publicado no dia 20 de agosto, as pesquisas realizadas anteriormente se concentraram nas proteínas, que mostravam ter propriedades antibacterianas. Mas essas propriedade agora também puderam ser vistas nos carboidratos.

Segundo a equipe de médicos e químicos que participou da análise, alguns carboidratos presentes no leite materno não possuem apenas propriedades antibacterianas próprias, mas também apresentam uma ação que potencializa a eficácia contra bactérias presente nas proteínas do alimento.

Benefício para o bebê
A pesquisa concluiu que os benefícios para a imunidade dos recém-nascidos é, na verdade, maior do que se imaginava e os açúcares presentes no leite não são tóxicos, diferente de grande parte dos antibióticos.

A análise foi conduzida porque muitas pessoas têm apresentado resistência bacteriana a medicamentos. Com o estudo, foi possível ver que os açúcares podem matar quase toda uma colônia de estreptococo, nome de uma bactéria que causa diversas infecções nos bebês.

bebe-amamentacao-carinho-10.16-1400x800

ROHAPPY / SHUTTERSTOCK

A ideia agora é continuar estudando os açúcares do leite para saber qual deles é melhor para a saúde das pessoas e, assim, poder desenvolver medicamentos mais eficazes a partir do alimento.

Fonte: Vix Mulher

 

Vida e Saúde