Vida e Saúde

Abacate neutraliza efeito inflamatório dos fast foods

Atualizado em: 29/12/2012

????????????

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, demonstra que a ingestão de abacate junto com alimentos ricos em gordura reduz a produção de compostos inflamatórios no organismo.

A equipe recrutou 11 homens saudáveis com idades entre 18 e 35 anos que ingeriram ou apenas um hambúrguer ou comeram um hambúrguer e metade de um abacate.

Eles descobriram que comer o hambúrguer juntamente com o abacate pode reduzir a produção de compostos que contribuem para a inflamação, fator de risco que pode ser associado com doenças cardíacas.

Especificamente, o estudo sugere que o abacate fresco, quando ingerido com um hambúrguer, pode neutralizar a Interleucina-6 (IL-6), proteína que é uma medida de inflamação.

Os investigadores observaram um pico significativo (aumento de aproximadamente 70%), de IL-6 quatro horas após a ingestão do hambúrguer sozinho, mas menos efeito sobre a IL-6 (aumento de 40%) durante o mesmo período de tempo, quando o abacate fresco também foi consumido.

Além disso, o estudo descobriu que quando o abacate foi ingerido com o hambúrguer, ele não aumentou os níveis de triglicérides além do que foi observado depois de comer o hambúrguer sozinho, apesar das calorias extras e gordura do abacate.

De acordo com os pesquisadores, os resultados são e fornecem pistas promissoras e uma base para futuras pesquisas para determinar se os abacates podem desempenhar um papel sobre a saúde vascular e cardíaca. "Este estudo confirma a hipótese de que o abacate pode ajudar na função vascular normal, que é importante para a saúde do coração. Depois de comer o hambúrguer com a metade do abacate fresco, a inflamação e estreitamento dos vasos sanguíneos, que geralmente ocorrem após ingestão de hambúrgueres, foram reduzidos em poucas horas", afirma o investigador David Heber.

iSaúde

Vida e Saúde