Vida e Saúde

A importância da alimentação antes e depois do treino

Atualizado em: 28/10/2012

frutas

Assim como uma boa malhação necessita de disposição e força de vontade, a alimentação é também um ponto fundamental para os resultados que se desejam atingir.

Tomar a decisão de deixar o sedentarismo de lado e fazer exercícios são atitudes importantes para manter uma boa saúde, mas é ideal saber que, mesmo fazendo dieta e encarando a malhação, é imprescindível comer algo antes e depois do treino.

Um dos benefícios que muitos não sabem é que existem alimentos que, combinados com atividades físicas, também ajudam a emagrecer. Alimentos que aceleram a queima de gordura e ajudam a construir massa magra. Então, que tal inclui-las em seu dia a dia?

Antes dos exercícios o indicado é consumir alimentos que forneçam energia para o corpo. Neste momento o melhor grupo alimentar é o carboidrato. Alimentos leves, práticos e saborosos dão conta do recado. Pães, massas, bolachas sem recheio, frutas, sucos naturais são ótimas fontes que garantem a disposição.

Proteínas, vitaminas e minerais são indispensáveis após os treinos. As proteínas, principalmente, auxiliam na recuperação e na construção dos músculos, que aumentam seu metabolismo e ajudam a queimar gordura mais rapidamente. Carnes magras, barras de cereais, frios como peito de peru, queijos brancos e derivados do leite, são ótimas opções de fontes de nutrientes. Já as vitaminas e minerais são responsáveis por diversas funções, tais como, ação antioxidante, mais energia, ossos saudáveis, defesas do organismo, aparência saudável, além de potencializar os efeitos dos exercícios físicos.

Outra opção fundamental que deve estar presente antes, durante e depois dos treinos é a água. Indispensável para todas as funções metabólicas mantém sempre o corpo e a pele hidratada além de ser essencial para que os músculos possam se destacar.

Curves

Vida e Saúde