Vida e Saúde

5 dicas para enganar a fome de maneira saudável

Atualizado em: 14/04/2015

como-enganar-a-fome-de-forma-saudavel-1

Comer a salada primeiro é uma ótima maneira de comer menos na refeição principal e aos poucos isso pode se tornar um hábito natural

 

Você decidiu que quer perder uns quilinhos ou, simplesmente, ter hábitos de vida mais saudáveis. Começou a praticar a atividade física e está tentando seguir uma alimentação equilibrada. Mas, vez ou outra, surge aquela fome ao longo dia, fazendo com que você tenha vontade de “escapar da dieta” e comer a primeira coisa que vê pela frente?!

Calma! Com boas orientações você pode enganar a fome de maneira saudável e manter-se focada na busca dos seus objetivos (seja de emagrecer, de definir o corpo ou simplesmente de cuidar da sua saúde). Confira na lista abaixo:

 

1. Coma a salada primeiro: a nutricionista e personal diet Sabrina Lopes explica que comer a salada antes do prato principal é essencial. “Os legumes e hortaliças presentes na salada são ricos em vitaminas e minerais, mas também possuem uma boa quantidade de fibras que aumentam a sensação de saciedade e diminuem o esvaziamento gástrico. Assim, a pessoa consome poucas calorias na entrada e fica com uma sensação de saciedade, diminuindo a quantidade consumida no prato principal”, destaca.

 

2. Aposte nas vitaminas: de acordo com Sabrina, as vitaminas feitas em casa são uma boa opção para enganar a fome. “Isso porque possuem leite que, por ser uma fonte de proteína, deixa o processo de digestão mais lento. O ideal é associar frutas, leite desnatado e um cereal. É sempre bom bater a vitamina e consumir logo em seguida. E evitar o consumo de leites integrais”, explica.

 

3. Aposte em alimentos ricos em fibras solúveis: Sabrina explica que existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. “As fibras solúveis formam uma espécie de gel quando retêm água. Assim, promovem uma sensação de saciedade e diminuem o esvaziamento gástrico, por isso, ajudam a enganar a fome. Esse tipo de fibras é encontrado em frutas, verduras, legumes e leguminosas”, destaca.

 

4. Consuma gorduras boas: Sabrina explica que a presença de ácidos graxos essenciais (gorduras boas) na dieta auxilia, assim como as fibras, no retardamento do esvaziamento gástrico. “Ou seja, ajuda a atrasar a digestão. As principais fontes de gorduras boas são as oleaginosas, o salmão, o abacate e o azeite de oliva extravirgem”, diz.

 

5. Tome um café da manhã completo: a nutricionista explica que consumir uma refeição equilibrada ao acordar é essencial. Isso porque existe um longo período de jejum que antecede essa refeição. Nesse período o corpo gasta os estoques de energia para manter as funções básicas, como circulação e respiração. “Na primeira refeição do dia, temos que repor os estoques e assim garantir disposição nas atividades cotidianas e um controle alimentar durante o dia. Quando não consumimos uma alimentação adequada ao acordar, os estoques ficam prejudicados e nosso corpo sente necessidade de alimentos calóricos para reposição, o que nos faz perder o controle sobre nossa fome”, destaca.

 

Fonte: Da Redação com DicasdeMulher

Vida e Saúde