Vida e Saúde

15 alimentos para clarear os dentes naturalmente

Atualizado em: 07/06/2015

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“Seu sorriso é seu cartão de visita”. A maioria das pessoas já ouviu esta frase e concorda que cuidar da saúde bucal é fundamental.

Porém, manter os dentes bem branquinhos – o que garante um sorriso muito mais bonito – nem sempre é fácil. Muita gente tem dúvidas do que pode fazer, e de que tipo de alimento/hábitos deve evitar para isso.

Escovar os dentes sempre após as refeições, passar fio dental são algumas das medidas fundamentais para garantir dentes mais saudáveis e bonitos, mas a boa notícia é que alguns alimentos podem ajudar, pois agem quase como “clareadores naturais” dos dentes. E o melhor de tudo: não é nada difícil incluí-los na dieta.

Abaixo você conhece esses alimentos e também as orientações de uma dentista sobre como manter a saúde e a beleza dos dentes.

1. Brócolis

Foto: Getty Images

Juliana Rossi, dentista especialista em odontologia estética, explica que brócolis contêm ferro e cálcio que, juntos, formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes. “Além disso, por serem crocantes, os brócolis estimulam a produção de saliva, ajudando a diminuir as manchas nos dentes”, diz.

Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Bauru, publicada no European Journal of Dentistry, considerou que essa “barreira” reduz o contato entre alimentos e bebidas ácidas com o esmalte dos dentes, deixando-os, assim, mais brancos.

2. Queijos

Um estudo publicado no jornal General Dentistry apontou que o consumo de queijo – o cheddar, em particular – aumenta a produção de saliva e forma uma barreira protetora no esmalte do dente.

De acordo com Juliana, o queijo pode ajudar a deixar os dentes mais brancos, já que a caseína é um tipo de proteína encontrada principalmente nesse alimento. “Ela ajuda na reparação do esmalte dos dentes, junto com o cálcio e fósforo – que também estão presentes em produtos lácteos”, diz.

A especialista acrescenta que queijos duros, como o parmesão, são bons para o clareamento, pois aumentam o fluxo de salivação – que ajuda a eliminar restos de alimentos e neutraliza o ph da boca.

3. Uvas passas

Um estudo da Universidade de Illinois, apresentado em uma reunião anual da Sociedade Americana de Microbiologia, apontou que as uvas passas sem sementes podem prevenir bactérias que provocam cáries e doença periodontal. Além disso, esse tipo de alimento também protege os dentes do acúmulo de placa.

Juliana destaca que as uvas passas aumentam os níveis de produção de saliva. “Essa lavagem ajuda a enxaguar a placa bacteriana e evita o acúmulo dela”, diz.

Dessa forma, é mais um tipo de alimento que pode ajudar na higienização da boca e na busca por dentes mais branquinhos.

4. Abacaxi

O abacaxi pode ajudar a clarear os dentes, de acordo com Juliana, por conter uma enzima chamada bromelina, que atua como um removedor de manchas natural.

Um estudo, publicado no International Journal of Dental Hygiene, apontou que a enzima bromelina pode ajudar a acabar com as manchas na superfície dos dentes sem ser nociva para o esmalte.

“A bromelina também ajuda a quebrar a placa – uma espécie de película de bactérias que se acumula na superfície dos dentes. As bactérias da placa produzem ácidos que podem desmineralizar o esmalte dental e levar à cárie”, explica a especialista.

5. Morango

Morango é uma ótima opção para quem quer manter os dentes brancos. “A fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas”, diz Juliana.

Além disso, possui vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa, conforme destaca a especialista.

6. Espinafre

Este é mais um alimento que pode ajudar a deixar os dentes mais brancos, de acordo com Juliana. “O espinafre faz uma limpeza natural dos dentes, pois é rico em fibras, além de aumentar o fluxo salivar”, diz.

7. Maçã

Foto: Getty Images

De acordo com Juliana, como a fruta é fibrosa, limpa os dentes a cada mordida, além de estimular o fluxo salivar.

8. Pera

Esta é mais uma fruta que traz ótimos benefícios à saúde bucal, pois, de acordo com Juliana, ajuda a eliminar a placa bacteriana, “já que é fibrosa e limpa os dentes naturalmente”.

“A pera aumenta ainda o fluxo salivar e, assim, protege os dentes contra cáries e doenças da gengiva”, acrescenta a dentista.

9. Pepino

Juliana explica que o pepino promove a produção de saliva que, juntamente com as fibras naturais dos alimentos, limpa os dentes e remove bactérias.

10. Leite

A especialista destaca que o leite e seus derivados são alimentos ricos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láctico. “Ajudam a combater bactérias e fortalecer os dentes, intensificam a remineralizarão dos dentes e contêm cálcio”, diz.

11. Gengibre

Juliana ressalta que o gengibre é um forte aliado da saúde e beleza bucal, pois age como um anti-inflamatório natural, ajudando a manter os tecidos bucais saudáveis. O resultado, é claro, é um sorriso mais branco e bonito.

12. Castanha do Pará

A dentista informa que os óleos provenientes da castanha do Pará ajudam a formar uma película sobre os dentes. “Isso reduz a capacidade das bactérias grudarem neles”, diz. Assim, a tendência é os dentes manterem-se mais brancos.

13. Cenoura

Juliana explica que as cenouras são aliadas de um sorriso mais branco pois contêm vitamina A – que é necessária para manter o esmalte dos dentes saudável.

Além disso, comer a cenoura crua, de acordo com a especialista, estimula a salivação.

14. Nozes, castanhas e gergelim

A especilista ainda orienta que a mastigação de sementes de gergelim, nozes e castanhas ajuda a eliminar a placa bacteriana, fazendo uma limpeza natural na boca. “Além disso, sementes de gergelim contêm cálcio, o que fortalece os dentes, e as nozes ajudam a formar uma película sobre os dentes”, diz.

15. Cebola e alho

Juliana adiciona que cebola e alho contêm compostos de enxofre e tiossulfatos que reduzem naturalmente as bactérias que causam cáries. “Mas, para aproveitar esses benefícios, é preciso comer esses alimentos crus, pois o cozimento acaba destruindo esses compostos”, diz.

Claro, vale ressaltar: esses alimentos não vão clarear os dentes de “forma milagrosa”. Mesmo os consumindo com frequência, é fundamental seguir todos os hábitos de higiene com a boca.

Alimentos que mancham os dentes

Foto: Getty Images

Alguns alimentos tem o poder de manchar os dentes e devem ser consumidos com moderação, diz a especialista:

  • Vinho tinto;
  • Suco de uva;
  • Café;
  • Refrigerantes à base de cola;
  • Chás;
  • Beterraba;
  • Açaí;
  • Shoyu;
  • Catchup.

“Eles podem manchar os dentes devido à forte pigmentação. Por isso, devem ser consumidos com moderação”, explica a dentista.

Juliana explica que não é certo dizer que esses alimentos deixam os dentes amarelos. “Eles depositam suas pigmentações nos poros dos dentes, transferindo a cor para eles”, diz.

Já os dentes com aparência amarelada, de acordo com a dentista, são causados por tabaco e pelo envelhecimento da dentina.

“Esses alimentos com forte pigmentação não precisam ser excluídos da dieta, mas é importante fazer a higienização da boca logo após consumi-los para evitar problemas”, acrescenta Juliana.

“É recomendado fazer bochechos com água logo após a ingestão. Isso ajuda a eliminar o excesso de substâncias capazes de tingir os dentes. Mais tarde, porém, são fundamentais a escovação e o fio dental para garantir a limpeza completa”, explica a dentista.

Hábitos essenciais para dentes mais brancos

Foto: Getty Images

Os alimentos podem “dar uma forcinha”, mas é fundamental cuidar da higienização da boca para garantir dentes brancos. Juliana passa orientações importantes para isso:

  • Escovar os dentes e passar o fio após as refeições é fundamental, pois remove a placa bacteriana, assim como, as manchas que tenham sido produzidas recentemente nos dentes.
  • Fazer bochecho com água ajuda a “lavar” pedaços de comida, açúcares e outros resíduos que tenham se acumulado nos dentes (e que os tornam mais amarelos com o tempo).
  • Café e chás possuem ingredientes que mancham os dentes. Bebê-los em excesso e todos os dias pode eventualmente deixar suas marcas. A dica é consumir uma única porção ou sempre escovar os dentes após a ingestão.
  • Caso a pessoa não possua uma pia ou uma escova de dente em mãos após beber café ou chá, pode beber um copo de água para enxaguar a boca.
  • Exagerar no açúcar é ruim para dentes e gengivas, pois gera o acúmulo de placas bacterianas, causando (eventualmente) o surgimento de cáries e outros problemas. A dica é evitar comer doces e consumir bebidas açucaradas.
  • Ao comer doces, é preciso escovar os dentes ou enxaguar a boca com água imediatamente.
  • Mascar gomas sem açúcar, por 15 a 20 minutos após as refeições e lanches, é uma boa dica. A goma adoçada com xilitol, por exemplo, é um agente anticárie.

No caso de quem fuma, abandonar o cigarro também é fundamental para manter os dentes mais bonitos.

Por fim, lembre-se: quando o assunto é saúde bucal, a prevenção é o melhor caminho. Ir ao dentista periodicamente é essencial para manter a limpeza e a beleza dos dentes.

 

Fonte: Da Redação com Dicas de Mulher

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