Vida e Saúde

14 coisas que você deveria saber e observar sobre seu xixi

Atualizado em: 19/06/2015

banheiro-calcinha-renda

Por falta de hábito, vergonha ou até mesmo nojo, muitas mulheres acabam ignorando a importância de se observar a própria urina ao ir ao banheiro. Analisar o próprio xixi ajuda a descobrir se sua saúde íntima está em dia ou se você está sofrendo de algum problema sem saber. Confira 14 coisas que você deveria saber e observar sobre seu xixi:

Levantar durante a noite para fazer xixi só deixa de ser normal se atrapalha o sono e quando o número de vezes que você acorda aumenta progressivamente.

Urina escura pode indicar desidratação. Beber pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a eliminar toxinas e evita que o xixi fique mais concentrado.

É verdade que pessoas com diabetes descompensado fazem mais xixi ao longo do dia? Sim, isso acontece por causa do excesso de glicose no sangue que deve ser eliminado com maior frequência.

Mulheres com bexiga hiperativa costuma normalmente ir ao banheiro mais vezes por dia, mas se a quantidade chega a atrapalhar o dia a dia, um médico deve ser consultado.

Sentir ardência ao fazer xixi pode ser sintoma de uma infecção urinária. Um ginecologista deve ser consultado para avaliar exames e descobrir o problema, indicando o melhor tratamento.

Expelir pequena quantidade de urina ao gargalhar ou fazer esforço pode ser indício de incontinência urinária.

infecção urinária pode ocorrer durante o sexo quando, durante o contato genital, as bactérias são levadas para dentro da uretra e do sistema urinário.

Manter relações sexuais lubrificada evita dores, aumenta o prazer e ainda ajuda afastar riscos de infecção urinária.

Xixi de coloração avermelhada ou ainda mais escura pode ser sinal de perda de sangue pela urina. Exames médicos e consulta com um ginecologista é essencial para descobrir a raiz do problema e iniciar um tratamento.

Se o cheiro da urina estiver muito forte, procure ingerir mais líquido até que ela clareie normalmente e minimize o odor. Se não melhorar, procure um especialista.

Segurar o xixi por muito tempo pode aumentar o risco de desenvolver infecções do trato urinário.

Xixi com odor doce pode ser indício de diabetes.

Urina com aspecto nebuloso pode ser sinal de infecção do trato urinário. A aparência diferenciada ocorre a partir da eliminação de bactérias e leucócitos.

É normal sentir vontade de fazer xixi durante o sexo. Durante a transa, o útero é contraído e essa movimentação acaba repercutindo na bexiga. A vontade de urinar surge a partir desse “empurrão” e da pressão.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Vida e Saúde