Vida e Saúde

​Hidratação é fundamental para aproveitar os dias de folia

Atualizado em: 21/02/2017

suco de frutas

O período de Carnaval coincide com a estação mais quente do ano e quem quer aproveitar todos os dias da festa precisa ficar atento com a hidratação do corpo. Esse cuidado é fundamental em qualquer época do ano, mas durante o verão e, sobretudo, para aproveitar a folia, é necessário ter ainda mais cuidado e prestar atenção na ingestão dos líquidos e dos alimentos.

A animação dos blocos pode fazer com que o folião esqueça de beber a quantidade ideal de água ou consuma alimentos que não são adequados para quem está submetido às altas temperaturas. A nutricionista Iraci Sabino, do Hapvida Saúde em Campina Grande, explica que a elevada exposição ao sol faz com que o corpo gaste muita energia e caloria, o que aumenta os riscos de desidratação se não houver a prevenção adequada.

Por causa disso, a especialista ressalta que, nessa época do ano, é fundamental equilibrar o consumo de líquidos e dos alimentos. “Devemos ingerir dois litros de água por dia, além de sucos naturais, água de coco, e fazer refeições leves. Com o calor, a perda de líquidos e minerais é um processo rápido, então todo cuidado é pouco.”

Devido a ampla exposição ao sol durante o Carnaval, a nutricionista esclarece que é preciso também ficar atento com o horário e com a hidratação do organismo. Uma das recomendações é respeitar os intervalos de alimentação, além de reforçar o consumo de frutas.

“Dê preferência aos alimentos leves ricos em fibras, assados, grelhados, com boa variedade de vegetais e frutas. Evite alimentos pesados, difíceis de digerir. Outro cuidado é com o risco de contaminação, sendo aconselhável evitar alimentos muito perecíveis. Além disso, é preciso voltar toda atenção para que as crianças não desidratem devido ao período de exposição ao sol”, orienta Iraci Sabino.

 

Fonte: Assessoria

Vida e Saúde