Turismo e Cultura

Turismo do Curimataú e Seridó paraibanos

Atualizado em: 15/04/2016

Curimataú e Seridó

 

Os potenciais turísticos das microrregiões do Curimataú e Seridó paraibanos serão divulgados através de ações do Fórum de Turismo, criado nesta terça-feira (12) durante a Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, na cidade de Cuité. O comitê conta com a participação de gestores públicos das cidades Cubatí, Picuí, São Vicente do Seridó, Araruna, Cuité e Pedra Lavrada. As demais cidades das regiões serão inseridas no Fórum pelo Ministério do Turismo (MTur).
A gerente do Sebrae em Araruna, Heloísa Mirelli, acredita que o turismo é o grande potencial das regiões do Curimataú e Seridó. A criação do Fórum significa oportunidade de negócio e geração de renda. O potencial turístico das duas regiões são o Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Religioso e Turismo Rural. Cidades como Araruna, no Curimataú, possuem atrativos turísticos já consolidados, como a Parque Estadual Pedra da Boca.

Heloísa Mirelli destacou que o Fórum terá como marca a rota Trilhas, Sabores e Aventuras, desenvolvido em parceria com o Sebrae entre 2009 e 2011. “O projeto contempla os potenciais do ecoturismo, turismo de aventura e a gastronomia nos territórios. Através da união dos municípios do Curimataú e Seridó, desenvolveremos o turismo. Trabalharemos com os que estiverem dentro dos requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo para fazer parte do Mapa”, disse.

As cidades Algodão de Jandaíra, Arara, Araruna, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cacimba de Dentro, Casserengue, Cubati, Cuité, Damião, Dona Inês, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Olivedos, Pedra Lavrada, Picuí, Riachão, São Vicente do Seridó, Solânea, Sossêgo e Tacima são os integrantes atuais da rota. A parceria do projeto é com a secretaria de Turismo do Estado e com prefeitura municipal.

As lideranças que participaram da Oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro poderão contribuir para o desenvolvimento do turismo das duas regiões, primeiro, com a formatação do turismo no território. O condutor de turismo de Cuité e idealizador do projeto Trilhas na Serra, Tarcísio Azevedo Sales, foi nomeado, temporariamente, presidente do Fórum.

Mapa do Turismo Brasileiro – É o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente. O Mapa contempla regiões turísticas e municípios das 27 unidades da federação, a partir de critérios estabelecidos pelo MTur, em consonância com os Estados.

Fonte: Comunicação Sebrae

Turismo e Cultura