Economia

Turismo cresce 4,5% na Paraíba em 2015

Atualizado em: 16/02/2016

Litoral Norte - Lucena - Praia de Pontinha

A alta do dólar e do euro no último ano fez com que muitos turistas repensassem seu destino de férias. A diminuição do poder de compra dos brasileiros no exterior deu um novo fôlego ao turismo doméstico no último trimestre do último ano e na alta temporada de 2016. Segundo dados do Ministério do Turismo divulgados no último ano, 78% dos brasileiros afirmaram ter a intenção de viajar pelo Brasil. Sinônimo de belezas naturais, praia e sol quase o ano todo, o Nordeste Brasileiro é o destino sonhado por 44,9% dos entrevistados pelo Ministério do Turismo.

Um levantamento da empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgado em janeiro revelou que 1,7 milhões de turistas visitaram a Paraíba no último ano, 4,52% a mais do que em 2014.  “Este é um resultado expressivo, especialmente em um período em que enfrentamos uma recessão econômica. A Paraíba é um destino procurado por quem busca tranquilidade, segurança e belas praias”, afirma Selmo Lima, presidente da associação dos Amigos do Litoral Norte.

Segundo Selmo, o Litoral Norte da Paraíba têm uma maior procura do primeiro trimestre do ano. “A região oferece praias paradisíacas e, ao mesmo tempo, diversas opções de lazer para os turistas que desejam aproveitar o verão. A construção da ponte que liga Lucena e Cabedelo irá facilitar o acesso a esta região, incentivando o turismo e a economia local.”, destaca.

A expectativa para a movimentação em bares e restaurantes na Paraíba é que os números sejam similares a 2015.”Não temos dados concretos, mas o destino João Pessoa vem crescendo e devemos ter uma boa circulação de pessoas na alta estação especialmente nos corredores turísticos, dando continuidade ao movimento que teve seu auge no mês de janeiro”, explica Paulo Amaral, Presidente da Abrasel/PB.

Economia