Trabalho

Conheça o Lavaboom, serviço de email criptografado e livre de espiões

Atualizado em: 23/04/2014

lavebook

No ano passado, após os vazamentos de documentos por Edward Snowden, o Lavabit encerrou suas atividades. O Lavabit era um serviço de email criptografado usado por Snowden, e foi encerrado repentinamente por, aparentemente, não ter a intenção de negocias com agentes federais dos EUA.

E, de certa forma, ele está de volta. Uma empresa alemã lança nesta semana um beta privado de um novo serviço de email a prova da NSA. Ele receberá o nome de Lavaboom – e será bem diferente do seu antecessor.

Segundo o The Register, o novo Lavaboom é um serviço gratuito de email que oferece 250MB de espaço. Parece pouco, mas seu destaque é a segurança extrema: criptografia de ponta a ponta e “privacidade com conhecimento zero”.

O objetivo do novo Lavaboom é oferecer um serviço de email seguro e livre de espionagem governamental que não seja complicado demais para afastar pessoas com pouco conhecimento em técnicas de criptografia. Apenas os usuários terão posse das chaves secretas para ler mensagens enviadas de uma pessoa para outra – o serviço só vai agir como um intermediário que transporta as mensagens criptografadas (é isso o que a Lavaboom chama de “privacidade com conhecimento zero – o fato de nem eles conseguirem ler seus emails).

O Lavaboom é gratuito, mas também oferece planos premium para quem quiser mais espaço – para ter 1GB, você precisa pagar 8 euros por mês e ganha a autenticação em três etapas – as contas gratuitas oferecem apenas duas etapas. Por 1 euro por mês, você adiciona 100MB de espaço para seus emails.

Por enquanto ele funciona apenas em beta fechado e em desktop – a versão mobile deve ser lançada mais para frente. Para ler mais sobre o Lavaboom, confira o FAQ (em inglês)preparado pelos seus criadores.

Fonte:MSN

Trabalho