Trabalho

Inovação: As mudanças no ambiente de trabalho

Atualizado em: 07/08/2017

blogging-336376_1920

O ambiente de trabalho, inclusive o seu espaço, tem sofrido constantes mudanças em função das novas formas de interação e ferramentas disponíveis no mercado.

Confira as  transformações que as empresas vem adotando para acompanhar as mudanças:

As mudanças no ambiente de trabalho
Bernt Entschev explica como o modelo pode mudar conforme o perfil da organização

O espaço de trabalho sofreu muitas mudanças ao longo do tempo e, principalmente, de acordo com os avanços tecnológicos – desde salas individuais até o espaço aberto, as cores dos locais de trabalho, os móveis e até os horários.

O ambiente se adaptou às mudanças dos serviços e se adequou às novas ferramentas tecnológicas, que modificaram não apenas os espaços físicos como toda a estrutura de funcionamento das organizações.

E o que será que ainda vai mudar? Será que os escritórios convencionais estão com data marcada para acabar?

Existem muitas tendências de flexibilização, desde mudanças no horário até a adoção do home office por muitos profissionais e empresas e, cada vez mais, companhias fazendo menos exigências de traje.

Entretanto, é preciso ter cautela quando se fala de mudança. O que pode mudar ainda é a adoção massiva de espaços corporativos que abriguem também espaços de lazer e entretenimento, e existe, sim, uma tendência de que o espaço de trabalho se torne cada vez mais convidativo.

Ou seja, haverá flexibilização, mas o espaço tradicional não desaparecerá.

O que já está mudando?

Os ambientes profissionais têm ficado mais abertos e cada vez menos divididos hierarquicamente. Além dessa tendência cada vez maior de utilização de ilhas de trabalho em vez de salas, os ambientes corporativos têm, cada vez mais, aderido a ambientes plurais que oferecem áreas de lazer e descanso aos profissionais.

No entanto, é preciso ter em mente que nem todos os ambientes vão adotar as tendências de mudança, até mesmo porque nem todas estas mudanças podem acontecer em todas as empresas.

Mesmo com todas essas tendências de flexibilização, a cultura da empresa, o ramo de atuação, o perfil do negócio, entre outros aspectos, influenciam e continuarão a influenciar no formato do ambiente de trabalho.

Podemos tomar como exemplo empresas de publicidade, design e decoração, lugares que abrigam com sucesso um ambiente descontraído e inovador, pois esse tipo de ambiente ajuda a estimular a criatividade, essencial para esse tipo de trabalho.

Em contrapartida, um banco, por exemplo, não se encaixaria muito bem em um local descontraído, pois essa característica pode ser prejudicial à concentração dos colaboradores.

Como lidar com as mudanças?

É claro que todas as mudanças que visam ao bem-estar do profissional são bem-vindas, mas é preciso aplicá-las e usufruir as mesmas com parcimônia. Com o passar do tempo, os espaços de trabalho se tornaram mais confortáveis e mais adequados para a realização de um bom trabalho, o que é bom para o trabalhador e para a empresa.

Desta forma, todas as mudanças podem ser aplicadas, mas não em todos os tipos de organização. É preciso desmistificar a ideia de que os espaços de trabalho convencionais irão desaparecer, e também é preciso considerar quão relevantes serão as mudanças para cada companhia.

Cada caso é um caso. O importante é ser racional e ponderar as possibilidades.

Texto por: Bernt Entschev

Conheça as soluções para as novas demandas de trabalho

 

Trabalho