Título Mulher de Fato

Dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher!

Atualizado em: 07/03/2014

Dia internacional da mulher - História Pensante

dia da mulher1

Parabéns às Joanas Darc, às Anitas, às Madres Terezas, às Anastácias, às Marias Quitérias, às Chiquinas Gonzagas, às Marias Bonitas, às Olgas, às Rosas Luxembrugos, às Evitas, às Pagus, às Zuzus, às Princesas Isabel, às Indiras, às Dilmas, à Marias, às Anas, às Antônias, ou seja, um grande parabéns a todas as MULHERES desse mundo, de hoje e de sempre.
Nos últimos anos, em quase todo o mundo, ganharam destaque as comemorações do Dia internacional da Mulher. Depois de milhares de anos em que a mulher permaneceu em posição familiar, social e profissional inferior à do homem, finalmente passaram a ser reconhecidas como iguais e parceiras do homem na direção de empresas, da família e até de países. A mulher deixou de ser valorizada apenas por suas funções de mãe, de responsável pelo lar e pela família, quanto ao conforto dentro de casa: passou a assumir postos de mando e de decisão, o que representa um grande progresso. Infelizmente, em muitos países da África e da Ásia, subsistem condições de desigualdade, e de humilhação, o mesmo acontecendo nas regiões pobres da América Latina, onde a mulher padece o peso de preconceitos, injustiças dentro de casa e das empresas, e sofre violências que começam já na infância. Essa repressão sexual e social ainda é um fato que devemos combater com vigor.
Em Nova York, Estados Unidos, no dia 8 de março de 1857, um grupo de operárias ocupam a fábrica onde trabalham, reivindicando diminuição da jornada de trabalho que era de 14 a 16 horas, condições saudáveis de trabalho e salários menos miseráveis. Depois de serem confinadas em um lugar isolado da fábrica, todas morreram queimadas em um incêndio. Depois, na Dinamarca, em 1910, realiza-se o 1º congresso internacional de Mulheres. Em homenagem às 129 operárias mortas, passou-se a comemorar no dia 8 março, o Dia internacional da Mulher.
O Dia Internacional da Mulher é uma data mundialmente conhecida e comemorada. Hoje em dia, quando chega 8 de março as mulheres ganham flores, jóias e os presentes mais variados. Acontece que o Dia Internacional da Mulher foi criado em circunstâncias bem mais trágicas, e nós não devemos nunca nos esquecer do real sentido desta data. Por isso, nossa homenagem à todas as mulheres guerreiras, que morreram em defesa de seus direitos, que tiveram a coragem de lutar por um ideal.
Nesta data internacional em que se comemora o Dia da Mulher, gostaria de manifestar meu respeito e apreço à todas as mulheres, que no cotidiano de uma sociedade de classes fazem “a diferença”,em seus espaços de atuação.
Parabéns Mulheres de Fato!
Fonte:MF/Historiapensante/Cress

Título Mulher de Fato