Novidades

Aplicativo “Elas” promete ajudar na proteção das mulheres contra violência

Atualizado em: 06/06/2017

WhatsApp Image 2017-05-23 at 23.10.28

Mais uma ferramenta de proteção às mulheres foi em Maio. O aplicativo para celular “Elas” foi desenvolvido dentro da Secretaria Executiva da Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa, atendendo a um pedido das mulheres nas reuniões do Orçamento Participativo.

O funcionamento do aplicativo é simples: a usuária cadastra até 5 números de amigos ou familiares e, ao se sentir em uma situação de risco, basta apertar um botão para que seus contatos de confiança escolhidos recebam um SMS alertando do perigo que ela corre, incluindo sua localização, sem a necessidade de estar conectada à internet, basta ter crédito ou bônus para envio de SMS.

A violência contra as mulheres é um problema muito grave que precisamos combater, por isso a importância dessa ferramenta desenvolvida aqui, mas que está disponível para celulares Android de todo o país. Basta buscar na Playstore por “Elas PMJP” e baixar o aplicativo. É esperado contribuir assim para a redução dos casos de violência que vitimam mulheres não só em João Pessoa, mas em todo o país.

De acordo com Adriana Urquiza, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, a ferramenta vai auxiliar no enfrentamento à violência contra a mulher. “É uma forma de mulheres que estejam em risco pedirem ajuda a parentes e amigos. O mais importante é que as pessoas que ela cadastrar na ferramenta sejam de confiança e tenham conhecimento da situação pela qual ela passa. Assim fica mais rápido prestar socorro e evitar que o pior ocorra”, afirmou.

A ferramenta e suas funcionalidades já estão disponíveis para serem baixadas e utilizadas. O aplicativo Elas é de fácil manuseio e qualquer mulher que se encontre em situação de risco eminente de violência poderá acionar o botão do aplicativo que, automaticamente, enviará SMS aos números de pessoas cadastradas pela usuária para pedir ajuda.

Novidades