Sem categoria

TEM MEDO DE ENGORDAR MUITO NA GRAVIDEZ? ESPECIALISTAS RESPONDEM A 8 DÚVIDAS!

Atualizado em: 17/04/2015

gravida

Segundo orientações de médicos, o ideal é que a gestante engorde entre 10 e 12 quilos, não mais do que isso. Saiba mais!

Tem medo de engordar muito na gravidez? Especialistas respondem a 8 dúvidas!

O natural é eu ganhar um quilo a cada mês na gestação? Vou engordar mais no fim da gravidez? Se eu engordar muito meu bebê será grande? Dúvidas assim são muito comuns em mulheres que vão ser mães pela primeira vez e se preocupam em engordar demais. De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, o ganho de peso durante uma gestação varia de mulher para mulher. Mas o normal é que a gestante ganhe entre 1 a 2 quilos por mês no primeiro trimestre. Após este período, 500 gramas por semana é o recomendado.

“Nesta fase, o aumento de peso é normal. Muitas vezes, o desejo por alimentos específicos contribui para o descuido da mãe e, assim, engorda mais do que o planejado. Mas o recomendado é que a gestante engorde entre 10 e 12 quilos, não mais do que isso”, explica o ginecologista. Esse controle, adverte Domingos Mantelli, é importante porque bebês de mulheres  que engordam demais na gestação correm o risco de desenvolver doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e renais, obesidade na vida adulta e hipertensão.

Para a personal trainer, Iva Bittencourt, essa questão do quanto irá engordar varia muito de uma gestante para outra por conta do nível de ansiedade, estresse e alimentação. Mas ela também entende que 12 quilos é o ganho de peso ideal a ser adquirido por uma gestante.

“No entanto, muitos médicos orientam que uma gestação na qual a mulher ganha entre 8 e 9 quilos seja mais mais saudável para a gestante e o bebê. O ideal mesmo é fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC – peso dividido pela altura elevada ao quadrado) da mãe antes e durante a gestação. Quanto maior o IMC inicial, menos a mulher deve engordar”, recomenda Iva.

 

Fonte: Da Redação com Tempo de Mulher

Sem categoria