Cinema

Festival Varilux de Cinema Francês acontece em junho no Cinespaço Mag Shopping

Atualizado em: 30/05/2016

VARILUX 2016 - IDENTIDADE VISUAL_0

Mais uma vez, o Cinespaço Mag Shopping sedia o Festival Varilux de Cinema Francês. A edição de 2016 ganha mais uma semana de duração e acontece entre os dias 8 e 22 de junho, em 50 cidades brasileiras, trazendo na programação filme premiado em Cannes, longa protagonizado por vencedor de Oscar e produção com os atores mais admirados da França.

O premiado ator francês Omar Sy, que ficou conhecido e admirado mundialmente por sua atuação em “Intocáveis”, poderá ser visto novamente, agora em “Chocolate”, interpretando o primeiro artista circense negro na França da Belle Époque. O festival exibirá também o filme seleção oficial do Festival de Cannes 2015 “Meu Rei”, de Maïwenn, drama com as estrelas Vincent Cassel e Emmanuelle Bercot, premiada com a Palma de Ouro de melhor atriz. E o ator vencedor do Oscar Jean Dujardin volta às telonas em “Um Amor à Altura”, comédia romântica de Laurent Tirard.

A lista ainda tem as comédias “Flórida”, “Um Doce Refúgio” e “Lolo, o Filho da Minha Namorada”, dirigido e protagonizado pela atriz Julie Delpy, e o drama histórico “Agnus Dei”. Dentro do diversificado leque de produções francesas, estão também a premiada animação “Abril e o Mundo Extraordinário”, “O Novato”, “A Corte” e “Um Belo Verão”. Completam a programação, o longa “Marguerite”, de Xavier Giannoli, com Catherine Frot, premiada com o Cesar 2016 da Melhor Atriz, “Os Cowboys”, o drama de guerra “Viva a França!” e “La Vanité”. O clássico francês exibido na edição deste ano será “Um Homem e uma Mulher”, de Claude Lelouch, em homenagem ao seu 50º aniversario de lançamento.

Para o diretor da Bonfilm e do Festival, Christian Boudier, há muito que comemorar. A edição 2016 do festival iguala o recorde de cidades – 50, ao todo – e dobra a duração do evento. “O Festival Varilux já se consolidou como um dos principais eventos incentivador e difusor da cultura francesa no Brasil. O público já reconhece a sua importância e, mais do que isso, espera ansiosamente pela realização do festival. Por isso, ganhar uma semana a mais de exibição é um presente para nós, realizadores, e principalmente, para o fã do bom cinema francês”, comemora.

Maurício Confar, Diretor de Marketing da Essilor/Varilux – patrocinadora do Festival Varilux de Cinema Francês há 13 anos, desde a primeira edição, também exalta o sucesso e a importância do festival. “Essa parceria com a Bonfilm tem como objetivo principal levar cultura à população de diversas regiões do país e não somente dos grandes centros urbanos. Além disso, a iniciativa está ligada à questão do olhar humano, que é o nosso foco, além de promover a interação entre as culturas brasileira e francesa”, diz.

Assessoria

Cinema