Dinheiro e Finanças

Calculadora do Cidadão

Atualizado em: 25/07/2016

calculadoradocidadão

A Calculadora do cidadão é uma aplicação interativa, de acesso público, que permite simular situações do cotidiano financeiro. Após a escolha do serviço financeiro, os cálculos são realizados a partir de informações fornecidas pelo usuário. No caso de correção de valores, também são utilizadas séries históricas de taxas e indicadores financeiros.

Serviços financeiros disponíveis para simulação:

Aplicação com depósitos regulares
Financiamento com prestações fixas
Valor futuro de um capital
Correção de valores

Aplicação com depósitos regulares
É a situação de aplicações mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao final de um número de meses. Quatro informações estão envolvidas:
Nº de meses
Taxa de juros mensal
Valor do depósito regular
Valor obtido ao final
Informe 3 valores e pressione o botão [Calcular] para obter o 4°

Financiamento com prestações fixas
É a situação de pagamentos mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, liquidando um valor financiado ao final de um número de meses. O cálculo considera juros compostos e capitalização mensal.
Quatro informações estão envolvidas:
Nº de meses
Taxa de juros mensal
Valor da prestação
Valor financiado
Informe 3 valores e pressione o botão [Calcular] para obter o 4°
Obs.: O cálculo da taxa de juros é feito por aproximação do valor da prestação com margem de erro inferior a 0.000001.

Valor futuro de um capital
É a situação que um valor atual é projetado no futuro, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo um valor ao fim de um número de meses.
Quatro informações estão envolvidas:
Nº de Meses
Taxa de Juros Mensal
Capital Atual
Valor Obtido ao Final
Informe 3 valores e pressione o botão [Calcular] para obter o 4°

Correção de valores

Índices de preços
A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1). São usados no cálculo os índices da data inicial e da data final. Assim sendo, caso deseje a correção por apenas um mês, o usuário deve informar a data inicial igual à data final.

TR
Taxa Referencial. Taxa obtida a partir das médias dos CDBs de 30 dias a taxas pré-fixadas praticadas por bancos comerciais.

Poupança
Os rendimentos da poupança são creditados mensalmente, na data equivalente à data de aplicação (data-base). Dessa forma, se uma aplicação na poupança for resgatada antes de chegar à sua primeira data-base, não fará jus a qualquer correção, e o valor final será igual ao inicial.

Selic
Utiliza para correção a taxa apurada no Selic. Esta taxa é obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.

CDI
Depósito Interfinanceiro. É uma operação realizada exclusivamente entre instituições financeiras, para permitir a troca de reservas bancárias entre elas. Tem registro no CETIP – Câmara de Custódia e Liquidação. Foi autorizada pelo Decreto-Lei nº 2.284/86 e regulamentada pela Resolução nº 1.647/89. A taxa do CDI é calculada como a média das taxas das operações registradas, ponderadas pelos volumes negociados, em determinado dia útil.

 

 

Fonte: Banco Central do Brasil.

Dinheiro e Finanças