Notícias

Tudo o que você precisa saber antes de fazer uma tatuagem

Atualizado em: 09/05/2015

dicas-tatuagem-desenho-ideia

Alerta: leia isso antes de tatuar o nome do seu namorado! As dicas são de Becca Roach, responsável pela tattoo de unicórnio na coxa da Lady Gaga.

 

1. Não use Google ou Pinterest para procurar por uma ideia

A menos que você queira que sua tatuagem fique parecida com a de todo mundo. Já existem tantas tattoos de estrelinhas. Tantas!

2. O Instagram é uma boa fonte de inspiração e para encontrar um bom artista

A rede serve para hospedar os trabalhos mais recentes dos quais os tatuadores têm orgulho. Se você encontrar o artista mas ainda não tiver o desenho, peça sugestões – existem desenhos apenas esperando pela pessoa certa.

3. Se você é alérgico à maquiagem, é provável que seja também à tatuagem

Elementos encontrados na tinta da tattoo são os mesmos da fórmula de algumas maquiagens. Se você já teve alguma reação alérgica a estes produtos, consulte antes um dermatologista para saber quais pigmentos deve evitar.

4. Existem listas de espera entre os artistas mais famosos

Tatuadores conhecidos podem estar com as agendas cheias por vários meses. Se fizer questão dele, espere. Se não, encontre alguém menos popular mas talentoso e ainda economize uns trocados.

5. O artista de tattoo não precisa te ajudar se não quiser 

Ao contrário da maioria dos demais negócios, os tatuadores podem e vão recusar um cliente simplesmente se sentir que a “vibe” não é legal. A procura é grande e eles podem escolher com quem querem trabalhar.

6. Uma boa tattoo não é barata e uma tattoo barata não é boa

O valor da tatuagem depende do tamanho, da região do corpo a ser coberta, do tamanho do desenho e do profissional. E preços não são negociáveis – não pechinche.

7. Visite o estabelecimento antes de fazer a sua tattoo 

Certifique-se de que o lugar é limpo, se há arte de qualidade nas paredes, se a equipe é amigável e agende um horário para conversar com o artista sobre preços e dúvidas. Você pode (e deve!) pedir para ver o certificado de licença do tatuador para ter certeza que ele concluiu o curso de segurança em doenças transmitidas pelo sangue, como AIDS e hepatites.

8. Uma boa tatuagem é resultado de boa comunicação

Não seja tímido. Ideias de tattoos surgem da colaboração entre o cliente e o artista. Deixe claro o que você faz questão no desenho e em que aspectos pode ser mais flexível – se não falar, corre o risco de ter algo que não queria e estamos falando de algo permanente aqui.

9. Se for uma tatuagem com palavras, revise

Não se esqueça dos detalhes. Algumas alterações são feitas no processo de desenhar e passar pro estêncil, então revise sempre o conteúdo após as edições. Ninguém quer apenas um amontoado de letrinhas sem significado.

10. Costelas, pés e bumbum são as regiões que mais doem 

Se você escolheu um destes lugares, vocês vão precisar de várias pausas porque são regiões extremamente sensíveis, e dolorosas. Se não quiser reconsiderar a escolha, tome um analgésico depois da sessão (se tomar antes, seu sangue ficará mais fino e você provavelmente sangrará mais durante o processo – bebidas alcoólicas têm o mesmo efeito, evite). Também é importante se alimentar e dormir bem antes da sessão de tattoo.

11. Desenhos nas mãos e nos pés desaparecem mais rápido

A pele regenera mais rápido em mãos e pés porque você os usa bastante em suas atividades diárias, por isso a tinta dura menos. É bom saber disso antes de gastar seu dinheiro.

12. Você pode tatuar qualquer parte do corpo

Sim, até lá!

13. A dor da tatuagem é suportável

Se você tem medo de agulhas, ainda assim pode querer uma tatuagem. Mas saiba que a sensação não é similar a quando você tira sangue para exames – a agulha da tattoo não é tão profunda, mas também não é livre de dor. Depois de 15 minutos, vai melhorar, pois a adrenalina vai aliviar um pouco da dor. Só que o mais comum é que a sessão dure até duas horas, então talvez você precise voltar para concluir o desenho.

14. Enquanto a tattoo estiver cicatrizando, vai coçar e ficar sensível 

Leva cerca de duas semanas até que a tattoo cicatrize completamente, neste período ela pode descascar e coçar – mantenha-a limpa e hidratada, e longe das suas unhas para se prevenir de infecções. E o cuidado com ela será eterno – use sempre filtro solar para impedir que as cores desapareçam.

15. Remoção a laser é mais dolorida do que qualquer tatuagem

Se você não consegue se decidir se quer ou não uma tattoo, espere. Sempre estará a tempo. Se um dia se arrepender, a única opção que terá para se livrar dela é a remoção a laser que é exageradamente dolorida e funciona bem apenas com a tinta preta. Claro que você pode cobrir com um novo desenho, mas não dá para ter certeza que a sua tattoo original poderá ser reaproveitada.

16. Artistas vão querer retocar a tatuagem para sempre

Se a cicatrização não foi boa ou se a tattoo descoloriu e você quer retocá-la, visite seu tatuador de novo. Ele(a) certamente vai ficar feliz em corrigir algumas imperfeições.

Fonte: Da Redação com MdeMulher

Notícias