Notícias

Semob executa plano de tráfego experimental nas avenidas Silvino Lopes e Nego

Atualizado em: 22/08/2013

SISTEMA-DE-TR%C3%81FEGO-EXPERIMENTAL

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) inicia, nesta quarta-feira (21), um sistema experimental de gerenciamento de tráfego no encontro das avenidas Silvino Lopes e Nego, em Tambaú, para evitar a retenção de veículos nos horários de pico, que atualmente ocorre. Após estudos realizados pela Divisão de Desenvolvimento de Projetos (DDP) da Semob, o plano será executado inicialmente em uma fase de testes, com intuito de melhorar a fluidez do trânsito no local.

Na avenida Silvino Lopes, que recebe o tráfego da avenida Esperança, em Manaíra, formam-se longas filas de carros por causa do tráfego preferencial da avenida Nego. A retenção de veículos é mais intensa nos horários de pico, onde a espera de quem está na Silvino Lopes é bem maior. A solução encontrada pela engenharia de tráfego da Semob foi que, ao se aproximar do encontro com a Silvino Lopes, as duas faixas de rolamento da Nego sejam reduzidas para uma única faixa (direita).

Para o superintendente adjunto do órgão, Roberto Pinto, tendo como base outros locais onde o sistema foi implantado com sucesso, não será diferente agora. “Acreditamos que vai funcionar como planejamos. Durante a fase de testes, sendo necessário, faremos os ajustes pertinentes para que o trânsito no local ganhe em segurança e agilidade”, disse

Como vai ficar

O fluxo de veículos da avenida Nego que estiver na faixa da esquerda será gradativamente canalizado para a faixa da direita, permitindo que os veículos vindos da Silvino Lopes – também pela esquerda – possam adentrar sem interrupção na Nego, eliminando a retenção na via. Os condutores que circulam na faixa direita da Silvino Lopes, com destino ao Colégio Motiva, permanecem tendo que parar normalmente no encontro com a Nego, que não terá prejuízo em sua circulação com a redução de faixa.

A sinalização nesta fase experimental será feita por cones (móvel). Após avaliação, caso aprovada pela diretoria da Semob, a via receberá sinalização definitiva. Faixas visíveis vão orientar com setas os motoristas e agentes de mobilidade estarão no local. A Semob recomenda atenção à sinalização durante o período de testes.

Assessoria

Notícias