Notícias

Radiação de secador e chapinha podem causar manchas na pele; entenda

Atualizado em: 26/04/2015

radiacao-de-secador-e-chapinha-podem-causar-manchas-na-pele1

Secador de cabelos, chapinha, modelador de cachos e micro-ondas são equipamentos básicos e comuns no dia a dia de muitas mulheres. Mas o que pouca gente sabe é que eles podem causar manchas na pele, pois possuem radiação infravermelha (IRA). “A IRA chega às camadas mais profundas da nossa pele, produzindo radicais livres, degradando o colágeno e hiperpigmentando a pele ao longo do tempo, de forma silenciosa”, esclarece a dermatologista Dra. Samantha Enande.

As manchas em um primeiro momento podem preocupar as pessoas, mas a médica assegura que é possível prevenir e melhorar os danos provenientes da radiação, usando o protetor solar e antioxidantes prescritos por um dermatologista.

Se for preciso, pode-se submeter a um tratamento que não dói e que resolve o problema em cinco passos. “Esses cinco passos são fundamentais para realizarmos um protocolo de clareamento eficaz, seguro e isento de irritações, ardor ou efeitos colaterais”, comenta a especialista. Confira as etapas do procedimento que acaba com as manchas da radiação:

1. Proteger

A especialista recomenda que seja utilizado diariamente não só o protetor solar, como também produtos antioxidantes via oral

2. Energizar
Usando os produtos de uso tópico e oral é possível restaurar a energia da pele, de forma que ela consiga defender-se dos efeitos da radiação. “É preciso aumentar a energia intracelular com ativos de última geração para restabelecer a produção de colágeno”, explica a dermatologista. Alguns cremes para uso noturno e diurno costumam ser recomendados nessa fase.

3. Renovação celular 

Quando as manchas surgem na pele é necessário renovar as células para clareá-la. De acordo com a médica, a novidade é o uso local de um hidratante de última geração que possui ácido hialurônico fracionado, que permite a auto-hidratação, a remoção das células mortas e a redução da sensibilidade da pele por ácidos.

4. Estabilizar
O organismo produz Dopacroma, uma enzima que age na produção da melanina. Atualmente existem ativos que podem ser usados em cremes para estabilizar esta substância e reduzir a produção de melanina. Assim, é possível clarear as manchas de modo uniforme, prolongado e seguro.

5. Clarear
Uma proteína da jaca, denominada White Sence, é capaz de reduzir a transferência de melanina das camadas mais profundas para a superfície da epiderme.

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Notícias