Notícias

Projeto Leitura Livre abre estante na estação da CBTU do Varaduro

Atualizado em: 11/06/2015

POST BANNER

Abertura do projeto, nesta quarta, 10, contará com a presença da Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena

Depois de passar dois meses no Shopping Tambiá, o Projeto Leitura Livre, realizado pela Porta do Sol – Projetos Culturais, com apoio do Ministério da Cultura, inicia uma nova etapa em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Nesta quarta-feira, 10, às 10h, será inaugurada a estante de livros na estação central da CBTU localizada no bairro do Varadouro, em João Pessoa.

Para a inauguração do Projeto Leitura Livre, em um espaço que recebe centenas de pessoas diariamente, a Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena fará uma apresentação especial abordando a importância do hábito da leitura. “Muito importante encontrar parceiros que acreditem na nossa proposta, que é levar livros gratuitamente para as pessoas, incentivando a leitura e a troca”, destacou Valeska Asfora, coordenadora da Porta do Sol.

O superintendente da CBTU, Wladme Macêdo, enfatizou que “esse projeto é fundamental para que a Companhia possa difundir o universo da leitura com os nossos usuários, e também fazer a integração entre o público leitor”: “Agora, enquanto aguardam o trem, o passageiro pode viajar através do livro e crescer cada vez mais”.

Sobre o funcionamento do projeto, a coordenadora da Porta do Sol explicou: “A pessoa chega na frente da estante, escolhe o livro que quer ler, e pode levá-lo para casa. Também existe a possibilidade dela ler enquanto espera o trem e devolvê-lo para a estante, ou passar para outra pessoa. Não é cobrado nenhum valor para pegar os livros, assim como não é obrigatória a sua devolução”.

A estante estará aberta durante os dias de funcionamento da estação, e um banner irá explicar como acontece o Projeto Leitura Livre.

Pontos de doação

Para manter o projeto em plena atividade, a captação dos livros é feita através de doações, e pontos de coleta espalhados pela cidade. Assim como a estante, os cestos de coleta de livros estão devidamente sinalizados, e pede-se apenas que não sejam doados livros técnicos e didáticos.

As doações dos livros podem ser feitas através de um contato prévio pelo e-mail ongportadosol@gmail.com, ou na página no facebook: Porta do Sol – Projetos Culturais, como também nos seguintes pontos:

Doçura Café: Localizado na Praça da Paz, no bairro Bancários, além de cafeteria e doceria, o Doçura Café também tem café da manhã e almoço. Fechado apenas nas segundas-feiras.

Espaço Mundo: Na Praça Antenor Navarro – Centro Histórico da cidade, é um local agradável, onde você pode conversar, ouvir boa música enquanto saboreia comidas saudáveis e deliciosas na hora do almoço. Aberto de segunda a sexta das 10h às 14h, esse é um espaço para se respirar arte e cultura, realizando vários eventos nos finais de semana.

Notícias