Notícias

Programa com consultorias gratuitas em inovação para empresas será lançado dia 10

Atualizado em: 04/07/2012

Inovar para muitos pode parecer algo caro ou inacessível. Na Paraíba, o programa de Agentes Locais de Inovação (Ali) prova o contrário com soluções simples e de baixo custo para micro e pequenas empresa. Em mais uma etapa de execução, mil empreendimentos paraibanos serão atendidos até setembro de 2013 pelo programa que será lançado dia 10 de julho, às 19h, no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa.

Nesta nova edição, o programa expande as ações para três regiões da Paraíba com 20 agentes de inovação e atendimento a setores produtivos. Nos últimos dois anos, o ALI atendeu 1,4 mil empresas dos setores de comércio varejista, da indústria de alimentos e pequenos restaurantes. Todo o atendimento dos agentes é gratuito.

No lançamento do programa, haverá a palestra “Gestão da Inovação”, com o doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Hélio Gomes de Carvalho, sobre “Tendências e oportunidades para as micro e pequenas empresas”.

De acordo com o gestor do programa ALI do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares, inicialmente, o agente vai até a empresa e sensibiliza o proprietário quanto à adesão ao projeto. Em seguida, é realizado um diagnóstico sobre os pontos positivos e negativos identificados no negócio. Por fim, é montado um plano de ação para o desenvolvimento do estabelecimento, quando o empresário e o agente assinam um termo de compromisso. Durante dois anos, a empresa será acompanhada e monitorada para que possa, de fato, colocar em prática as ações propostas.

Segundo a administradora da farmácia de manipulação Roval, em João Pessoa, Elisângela Gomes dos Anjos, o sucesso do seu empreendimento deve-se também as consultorias dos Agentes Locais de Inovação que ofereceram soluções e estratégias para o bom desempenho da empresa. A Roval foi atendida pelo ALI em 2012, onde excelentes resultados foram obtidos, através de todo um planejamento estratégico do ano anterior.

Com informações da Assessoria

Notícias