Notícias

Prefeitura promove oficinas ecológicas no mês das mulheres

Atualizado em: 20/03/2012

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), está promovendo uma série de atividades no mês das mulheres. Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Semam, através do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), realiza oficinas na área de meio ambiente nos Centros de Referência da Cidadania (CRC) nos bairros de Mangabeira, Bancários, Costa e Silva, Cristo, Cruz das Armas, Funcionários II, Ipês, Jardim Veneza, Mandacaru, Roger e Valentina. As oficinas recebem participantes a partir dos 15 anos.

Durante todo o mês de março, os técnicos da Semam ministram oficinas sobre Design Ecológico, onde as participantes criam artesanatos com garrafas pets; Práticas Ecoalternativas, com elaboração de sabão e pasta para alumínio a partir de óleo de cozinha usado; e Plantas Medicinais, com técnicas sobre elaboração de chás e troca de experiências. As mulheres que participam das oficinas também recebem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, produzidas no Viveiro Municipal de Plantas.

Cepam – O Centro de Estudos e Práticas Ambientais foi criado em 24 de setembro de 2010, quando houve a fusão com a Escola do Meio Ambiente. É um espaço projetado para desenvolver pesquisas e ações que agreguem tecnologias sociais de educação ambiental. O eixo norteador das atividades do Centro são as técnicas de design da permacultura (agricultura permanente ou cultura permanente).

A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas, como jardins, vilas e comunidades, ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. Apresenta-se como uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com ideias inovadoras. Além de ser um método de planejamento, proporciona uma forma sistêmica de visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes.

O Cepam oferece aos visitantes oficinas, palestras, cursos e também trilhas ecológicas no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Secom

Notícias