Notícias

PMJP reúne ciclistas pela não violência contra mulher e saúde do homem

Atualizado em: 25/11/2013

SEPPM_bicicletada_Dayse-Euzebio_-10

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promoveu, na manhã deste domingo (24), duas pedaladas com temas especiais na Ciclofaixa de Lazer da Capital. Uma delas foi a pedalada “Violência contra a mulher – Juntos virando esta página”, realizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), como parte do mês de mobilização pelo enfrentamento a esse tipo de violência. A outra mobilização foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dentro do mês de prevenção à saúde do homem, o “Novembro Azul”.

“Pudemos ver neste domingo que uma atividade de lazer também pode combinar com mobilização. A ação foi muito proveitosa e mostra que a população de João Pessoa começa a se sensibilizar e entender que a violência contra a mulher é um problema social, histórico e cultural e que precisa de reflexão”, destacou Socorro Borges, secretária da SEPPM, no local de concentração, no Parque Solon de Lucena.

A coordenadora administrativa de uma ONG na Capital, Taysa Alves, conta que todos os domingos reúne os amigos para pedalar na Ciclofaixa da PMJP e que neste teve um estímulo a mais para participar da atividade. “Estamos aproveitando o momento para pedalar pela causa da violência contra a mulher, que é uma causa muito justa”, disse ela. “Se não nos mobilizamos, quem comete este tipo de violência vai sempre achar que está tudo bem”, reforçou também a técnica de enfermagem Isa Regina.

No local de concentração, foram distribuídas camisetas da mobilização pelo enfrentamento à violência contra as mulheres e também material de divulgação da lei municipal que garante às mulheres solicitar ao motorista do transporte coletivo parada de ônibus em local que ache mais seguro após as 22h. Também foram distribuídas bandeirinhas em cor lilás com os nomes de mulheres mortas pela violência doméstica nos últimos anos.
As atividades promovidas pela SEPPM continuam nesta terça-feira (26) com o lançamento do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. No sábado, será realizado o Sabadinho Bom “Violência contra a mulher – Juntos virando esta página”.

Saúde do Homem – A pedalada “Novembro Azul”, promovida pela SMS, também buscou chamar atenção dos ciclistas, principalmente homens, para os cuidados com a saúde. O objetivo das ações deste mês é acabar com a demanda de consultas reprimidas e realizar outras novas que surgirem, direcionada especialmente à prevenção à saúde dos homens. Para todo o mês de novembro, foram disponibilizados cinco mil testes de anfigênio prostático específico (PSA), para o diagnóstico do câncer de próstata, e mil consultas em urologia.

“Este é um mês que chamamos atenção para a necessidade da prevenção à saúde por parte dos homens, como a prevenção ao câncer de próstata e o diabetes, não deixando de ampliar o olhar também para outras doenças”, ressaltou Késsio Brito, coordenador da Área Temática de Saúde do Homem da SMS. Na concentração da Ciclofaixa, uma equipe da Secretaria disponibilizou aferição da pressão arterial aos participantes das pedaladas.


Fonte: Assessoria

Notícias