Notícias

Pesquisas de preços de presentes para o Dia dos Pais

Atualizado em: 09/08/2013

cifr%C3%A3o

Entre os destaques verificados no levantamento de preços estão os celulares, que apresentaram variação de até 40% no valor de um mesmo modelo. Outro item que chamou atenção foram os perfumes importados, que apresentaram variação de até 33% no valor de uma mesma fragrância, entre os estabelecimentos pesquisados.

Além dos celulares e dos perfumes, o setor de Pesquisas do Procon-PB também levantou os preços de camisas, poltronas, relógios, notebooks e presentes personalizados. Neste último caso, são oferecidas opções como blusas e canecas, com imagens à escolha do consumidor, e o presente pode ser comprado a partir de R$ 12.

“É importante que antes de realizar a compra, além da pesquisa de preço, o consumidor também observe se o valor se enquadra em seu orçamento. Não é interessante comprar um presente caro e depois ficar endividado. Neste caso, a melhor opção é algum outro tipo de presente, que você não tenha problemas para pagar”, aconselhou o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos.

Além do cuidado com o orçamento, Marcos Santos também chama a atenção do consumidor para a questão das trocas dos produtos posteriormente. “Não existe uma lei que obrigue a loja a trocar um produto comprado presencialmente quando este não apresentar defeitos.

Como é muito comum precisar trocar um presente, seja por outra cor ou modelo, é importante que o consumidor procure conhecer a política de trocas da loja antes da compra, para depois não ter problemas”, alertou, acrescentando que o consumidor deverá solicitar as informações de troca por escrito e sempre pedir a nota fiscal do produto.

A pesquisa completa já está disponível no site do órgão (www.procon.pb.gov.br), no link ‘Pesquisa de Preço’ e pode ser conferido também na sede do Procon-PB, localizada no Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa.

Assessoria

Notícias